Pronunciamento

Gabriel Ribeiro - 049ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/06/2017
DEPUTADO GABRIEL RIBEIRO (Orador) - Relata sobre a tragédia que ocorreu no estado catarinense, em decorrência das cheias causadas pela grande tempestade do final de semana, atingindo principalmente os municípios do Planalto Sul, do Alto Vale do Itajaí até a Bacia do Rio Uruguai. Destaca que foi a maior quantidade de água já registrada nos últimos 25 anos. Afirma que as inundações atingiram regiões com baixo IDH, municípios com grande extensão territorial e que passam por muita dificuldade, mas que estão recebendo da Defesa Civil e do governo a atenção que precisam.
Faz referência ao trabalho do governador Raimundo Colombo, que nos últimos seis anos operacionalizou e constituiu uma secretaria de verdade de Defesa Civil, que conta com quadro técnico preparado, profissionais que trabalham na prevenção das cheias e em sintonia com as Defesas Civis municipais, contando com equipamentos adequados para atender tais eventos e trabalhando em consonância com o governo federal para minimizar os danos nos municípios atingidos, que na presente data são 89, segundo relatório da Defesa Civil.
Salienta que o trabalho da Defesa Civil tem que ser reconhecido, bem como os investimentos na Barragem de Ituporanga, na reserva da Taió, no radar meteorológico de Lontras e Chapecó, direcionando recursos para a prevenção, que são os melhores aplicados. Afirma que o histórico catarinense de catástrofes é muito triste, mas ressalta que o governo tem investido pesado nos últimos anos para diminuir o sofrimento das pessoas que mais precisam, declarando que o momento é de solidariedade para superar as grandes dificuldades.

Deputado Maurício Eskudlark (Aparteante) - Cumprimenta o deputado pela propriedade do pronunciamento, e reconhece que os danos não foram maiores porque a Defesa Civil conseguiu administrar toda a estrutura que foi montada para proteger as regiões afetadas. Entende que o trabalho do governo do estado na área da Defesa Civil merece reconhecimento. [Taquígrafa: Sara]