Pronunciamento

FERNANDO KRELLING - 039ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/07/2020
DEPUTADO FERNANDO KRELLING (Orador) - Faz veemente apelo ao Governo do Estado em nome das Regiões norte e nordeste de Santa Catarina, onde os leitos de UTI da rede pública estão muito próximos da superlotação.
Pede ao Poder Executivo proatividade na contratação de leitos privados, bem como a formação de equipes com profissionais de saúde habilitados ao atendimento nas Unidades de Terapia Intensiva.
Clama pela reforma dos leitos de UTI do Hospital Regional, destacando que a iniciativa privada de Joinville fez aportes de apoio, porém o Estado não deu continuidade, demonstrando uma lentidão enorme. Ressalta que a iniciativa privada fez a sua parte, todos ficaram 14 dias fechados, esperando que o Poder Público desse celeridade na construção de leitos, porque não há como ficar meses sem trabalhar, e é preciso um equilíbrio, mas o Governo ainda não fez a sua parte, e vidas continuam sendo perdidas.
Deputado Kennedy Nunes (Aparteante) - Parabeniza o Parlamentar pelo pronunciamento. Diz que o Governo fez uma gambiarra no município de Joinville, pois anunciaram a disponibilidade de novos leitos, mas foram transformados os leitos já existentes, e não tem pessoal habilitado trabalhando.
Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Critica o Governo do Estado e demonstra indignação por ter que repetir diversas vezes o mesmo discurso.
DEPUTADO MAURO DE NADAL (Presidente) - Complementa a fala do Deputado Fernando, dizendo que há um desespero muito grande por leitos de UTI, mas chama atenção para outro fator que está gerando muita inquietude no Estado de Santa Catarina, que é a habilitação dos leitos de retaguarda, processo que está se perdendo no meio da burocracia. Faz apelo ao secretário da Saúde para que agilize essas autorizações. Sugere que as vistorias sejam um passo seguinte, porque se o hospital está de portas abertas, é porque tem condições de atender as pessoas, e ressalta que a saúde e o povo não podem esperar. [Taquigrafia: Roberto]