Pronunciamento

FERNANDO KRELLING - 026ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/05/2020
DEPUTADO FERNANDO KRELLING (Orador) - Diz que está sendo debatido frequentemente na Assembleia Legislativa pautas como CPI, investigações, criação de comissões, e apesar de ser favorável a esses debates, lembra a necessidade de explorar outros temas, como rodovias estaduais, desenvolvimento de políticas públicas e a preocupante carência do Hemosc.
Registra, também, que 19 de maio é o Dia Nacional da Doação de Leite Humano e lembra a aprovação, na Alesc, de um Projeto de Lei nominado Maio Branco, que incentiva a doação de leite materno para crianças em condição de fragilidade, salientando a importância dessa atitude que pode salvar vidas. Cita a preocupante situação dos bancos de leite no Brasil, que estão em carência devido à pandemia, e caso não seja fomentado pode levar bebês a unidades de terapia intensiva neonatal. Apresenta decreto encaminhado ao Executivo, que propõe o treinamento de bombeiros para fazer o recolhimento de leite materno na residência de doadoras.
Faz apelo, em nome do Parlamento catarinense, ao Executivo estadual pelos encaminhamentos relativos ao decreto. [Taquigrafia: Roberto]