Pronunciamento

FERNANDO KRELLING - 025ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/04/2021
DEPUTADO FERNANDO KRELLING (Orador) - Anuncia que na atual data se comemora o Dia Mundial da Saúde. Comenta que sempre foi defensor do Ministério da Saúde. Acrescenta que o dia anterior, 06 de março, é destinado ao Dia da Atividade Física. Relata que durante a presente semana aconteceu uma audiência pública com a participação maciça de pessoas que fazem e defendem a saúde em Santa Catarina.
Comenta que o pós-tratamento é importante, mas o Deputado também defende a importância do pré-tratamento, argumentando que o profissional de educação física é muito importante para a sociedade e deve ser considerado como um integrante da saúde. Acrescenta que a atividade física é uma ferramenta importante na prevenção dos sintomas da Covid-19. Mostra dados, informando que 34% das pessoas que praticam atividade física moderadamente não precisaram de um leito de enfermaria, semi-intensivo ou UTI.
Informa que foram levadas ao Governo do Estado algumas análises para que, de forma prudente, haja a liberação dos esportes em Santa Catarina, pois o esporte dá oportunidade para as pessoas buscarem a saúde, aumentando a imunidade, diminuindo doenças pré-existentes e melhorando as respostas do organismo contra infecções. Comenta que estudos mundiais e a OMS também apoiam a prática de exercício físico.
Finaliza, fazendo um apelo aos Parlamentares para que haja um maior debate sobre saúde preventiva, e solicita aos governos que incluam os profissionais de educação física na linha de frente do combate à Covid-19. [Taquigrafia: Northon]