Pronunciamento

FERNANDO KRELLING - 051ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/08/2020
DEPUTADO FERNANDO KRELLING (Orador) - Comenta que ninguém consegue mensurar qual a data do pós-pandemia, situação que está gerando uma grande crise econômica no Estado e no País.
Cita a importância das linhas de crédito para amenizar a crise, e fala do esforço do BRDE para atender, principalmente com capital de giro, as micros e pequenas empresas. Explica que, no início da pandemia, teve um aporte de R$ 100 milhões, que fez com que algumas empresas se segurassem no mercado, mas não foi para todos, sendo que ainda há alguns recursos em aberto. Também foram repactuadas algumas dívidas, de aproximadamente 40 grandes empresas.
Outrossim, diz que ninguém sabe sobre o pós-pandemia, que pode virar o ano, por isso considera importante pensar no agora, no que está acontecendo, pois as pessoas estão sofrendo neste momento.
Neste sentido, informa que teve uma boa notícia do BRDE, que liberou o investimento de meio bilhão de reais para diversas áreas, auxiliando o cidadão catarinense. Fala de Joinville, com 34 mil desempregados, famílias em grande dificuldade, necessitando do auxílio emergencial federal que não vai durar para sempre.
Alerta sobre a importância do fomento, que é o ato de apoiar e desenvolver, pois é isso que o catarinense precisa, e apela ao BRDE que dê celeridade aos processos para que seja possível voltar a gerar emprego e renda.
Acredita que, no próximo ano, ainda teremos colapsos na saúde, na educação, com o fechamento das escolas privadas enviando crianças para a escola pública, e também o colapso econômico, que já está acontecendo e vai se agravar.
Ressalta que não é mais possível ficar travado na burocracia, é preciso acelerar os processos para conseguir atender as pessoas que necessitam. [Taquigrafia: Guilherme]