Pronunciamento

FERNANDO KRELLING - 006ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/02/2019
DEPUTADO FERNANDO KRELLING (Orador) - Solicita ao governador Moisés, eleito no município de Joinville com 76% dos votos, que visite a cidade para identificar as dificuldades que ela atravessa.
Reconhece que esses problemas não são de agora, e elenca algumas reivindicações como: atualizar o projeto executivo de duplicação da SC-108, que faz a ligação do Distrito Industrial com a BR-101; destinar recursos para o acesso da BR-101 ao centro da cidade; assumir uma solução definitiva quanto à questão dos Bombeiros Voluntários de Joinville e de todo o estado catarinense; trazer uma visão de governo para a questão cultural, pois a cidade oferece o maior festival de dança do mundo e, além disso, tem a única escola do Balé Bolshoi fora da Rússia; atenção do estado para as questões desportivas, principalmente quanto ao patrimônio público esportivo, como o Ginásio Ivan Rodrigues, que está sucateado; pavimentação de eixos como a Rua Copacabana e Prudente de Moraes; comprometer-se com a melhoria do Sistema Penitenciário de Joinville.
Também traz uma demanda extremamente importante, que é a Serra Dona Francisca, cuja iluminação está sem manutenção, não há demarcação nas vias, tornando-a uma rodovia extremamente perigosa. Ressalta que por essa serra passam oito mil veículos por dia, na temporada esse número aumenta para 12 mil, e nos últimos quatro anos ali foram registrados 1.900 acidentes, com 1.020 feridos e o número alarmante de 89 mortes. Também lembra que em 2015 aconteceu o pior acidente, quando um ônibus saiu da pista e morreram mais de 50 pessoas.
Traz, ainda, o pleito do Hospital Municipal São José, que no Orçamento de 2019 custa R$ 253 milhões para um município que arrecada aproximadamente R$ 104 milhões com IPTU. Neste sentido, pede ao governador uma força maior para conseguir recursos para o citado hospital, pois ele atende, inclusive, o norte e o nordeste de Santa Catarina. [Taquígrafa: Sara]