Pronunciamento

FERNANDO KRELLING - 057ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/08/2020
DEPUTADO FERNANDO KRELLING (Orador) - Comenta que esteve em reunião com o Diretor do Procon de Santa Catarina, e o órgão entrou com uma ação contra a Aneel, solicitando a suspensão da resolução que autoriza o reajuste da Celesc em 8,14%.
Fala do lucro obtido pela Celesc e diz que não entende como, em um momento de pandemia, a empresa aumente cerca de 350% a mais do que a inflação dos últimos 12 meses.
Pede o apoio dos Parlamentares ao projeto de lei que apresentará nesta Casa, que fará diferença nas políticas públicas catarinenses.
Comenta o seu projeto, "Programa Energia é Saúde e Inclusão Social", para que 70% dos dividendos da Celesc sejam repassados aos hospitais filantrópicos de Santa Catarina, e lembra que 10% dos custos destes hospitais são com energia elétrica.
Também cita que os outros 30% seriam direcionados em trabalhos de inclusão social, desenvolvimento e fomento esportivo, com recursos para a Fesporte, pois hoje a maior dificuldade nos municípios está em programas de prevenção.
Discorre sobre como seriam investidos estes recursos e fala sobre as ações promovidas pelos hospitais filantrópicos no combate à Covid-19, mostrando preocupação com o pós-pandemia e com as doenças que possam surgir, como o aumento no índice de depressão.
Deputado Jair Miotto (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela fala, e reforça o apoio à luta contra o aumento da tarifa da energia elétrica pela Celesc. [Taquigrafia: Guilherme]