Pronunciamento

FERNANDO KRELLING - 009ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/02/2019
DEPUTADO FERNANDO KRELLING (Orador) - Refere-se ao aniversário do saudoso ex-governador Luiz Henrique da Silveira, que no dia anterior estaria completando 79 anos. Em nome da bancada do MDB, registra esse momento importante.
Lamenta que, na presente data, ao comparecer no gabinete do secretário da Saúde para acompanhar o presidente e o gestor do Banco de Olhos, supreendeu-se com o mau atendimento por parte do titular daquela pasta.
Entretanto declara que, há algum tempo, fez convite ao governador para que visitasse a cidade de Joinville, no que foi prontamente e muito bem atendido. Relata que o secretário da Casa Civil logo entrou em contato, pelo que agradece e saúda o mesmo, bem como ao governador Moisés. Cumprimenta igualmente o secretário da Administração, uma pessoa extremamente comprometida, muito atenciosa nos seus atendimentos, bem como a vários outros secretários que demonstraram essa conduta consigo e os demais deputados.
Ressalta que as reclamações relativas ao secretário da Saúde vêm de muitos parlamentares, que são um elo com a sociedade para lutar pelas suas demandas, e comenta que o mesmo está destoando da equipe de governo, bem como do governador, no relacionamento com o Parlamento, considerando tal comportamento do secretário uma falta de respeito, não só com a Assembleia Legislativa, mas com todo o estado de Santa Catarina.
Acredita que, se o mesmo não está preparado para relacionar-se com pessoas, não deveria assumir o desafio de ser um gestor público, acrescentando que esses comentários negativos vão atingir a gestão do governador Moisés.

Deputado Jerry Comper (Aparteante) - Concorda com o deputado, relatando que também foi muito mal atendido, e o mesmo comportamento tem se repetido com muitos parlamentares.

Deputado Maurício Eskudlark (Aparteante) - Endossa as palavras do deputado, explicando que tinha uma audiência na Saúde junto com a prefeita de Salete, e naquele dia a Bancada do Oeste foi recebida pelo governador Moisés. Entretanto, a prefeita foi muito mal atendida. Atesta que os demais secretários têm tratado a todos com respeito, mas infelizmente o mesmo não acontece com o secretário da Saúde.

Deputado Coronel Mocellin (Aparteante) - Declara reconhecer que o secretário tem um perfil fechado, mas é uma pessoa muito comprometida. Entretanto, deve estar passando por uma situação difícil pela necessidade de fazer um diagnóstico da área de saúde, com uma demanda muito grande e poucos recursos para atender a todos. Mas se propõe a conversar com o secretário para tentar amenizar tal situação, entretanto não justifica a forma de tratamento. Demonstra certeza de que o mesmo tem boa vontade de trabalhar e intenção de acertar.

Deputado Ivan Naatz (Aparteante) - Corrobora as palavras dos demais deputados, narrando que também passou por constrangimentos na segunda visita que fez à secretaria da Saúde. Explica que o governo não é um quartel, e isso deve ser compreendido para que seja possível governar, falando isso a título de observação, de que são agentes públicos que devem respeito e compromisso.

Deputado João Amin (Aparteante) - Solidariza-se com o deputado, até porque muitas vezes ficou constrangido frente aos convidados, que têm seus pleitos em favor da sociedade. Fala que foi muito bem atendido na secretaria de Educação e pela Primeira-dama do estado, que o convidou para conversar sobre a Fundação Nova Vida. Independente do partido, as pessoas que procuram as secretarias querem ouvir um compromisso com a demanda que estão levando, que sempre é para a sociedade. Espera que no futuro não seja mais preciso fazer essas reclamações. [Taquígrafa: Sara]