Pronunciamento

FELIPE ESTEVÃO - 004ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/02/2020
DEPUTADO FELIPE ESTEVÃO (Orador) - Fala sobre segurança pública no estado, enfatizando sua importância para o cidadão, atrativo para estabelecer empresas no estado, incrementando negócios em Santa Catarina, propagação do turismo, fortalecendo a economia. Além disso, o estado catarinense é referência em segurança pública, graças a excelência dos agentes e união entre os policiais militares, civis e o DEAP.
Na oportunidade, parabeniza o Departamento de Administração Prisional pelo trabalho sistemático, organizado sob a orientação do comandante Leandro Lima, considerado referência nacional e visitado pelo ministro Sérgio Moro. Acrescenta ainda que na sua visita ao presídio, viu que os detentos são disciplinados e trabalham nas áreas industrial e agrícola, promovendo renda e desonerando despesas para o estado. Reforça que o modelo adotado em Chapecó é referência nacional, sugerindo a implantação do mesmo no país.
Dirige-se aos ACTs presentes no Parlamento, e relembra que em 2015 foram inseridos em caráter temporário, submeteram ao curso e fazem o mesmo trabalho. Comenta que esses quase 800 soldados atuam combatendo a criminalidade e correm o risco de serem tirados, e não há previsão de quando será feita tal reposição. Entretanto, diz que há brechas na lei com a possibilidade de serem inseridos na Polícia Penal de Santa Catarina.

Deputado Nilso Berlanda (Aparteante) - Parabeniza o deputado por trazer tão importante assunto, ao mesmo tempo cumprimenta os agentes prisionais presentes na Casa Legislativa. Acrescenta que conhece o sistema desde 2009 e que há um trabalho para que o mesmo possa ser reproduzido em outros estados. [Taquígrafa: Elzamar]