Pronunciamento

FELIPE ESTEVÃO - 059ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/07/2019
DEPUTADO FELIPE ESTEVÃO (Orador) - Ao mencionar sua origem familiar, que é da pesca extrativista, afirma que o mar catarinense é a 'Amazônia azul', pois também movimenta a economia do estado.
Comenta que, ao assumir a presidência da comissão da Pesca e Aquicultura, com um trabalho árduo e do zero, compreende o quanto ainda tem para se investir na pesca extrativista, sendo que o estado catarinense é o número "um" na citada pesca e, por isso, acredita que se deve fomentar ainda mais esse setor para Santa Catarina continuar na liderança.
Fala sobre sua participação na audiência pública em Brasília recentemente, onde constatou que em relação aos peixes não se deu a devida atenção. Discorre a respeito de um estudo feito em 2013, sobre as tainhas que chegam ao litoral catarinense estarem diminuindo; porém, em 2018, houve uma das maiores safras registradas na história e, mesmo assim, no presente ano foi proibida a pesca industrial, sendo que as condições climáticas não foram favoráveis, o que prejudicou a pesca artesanal e a economia. Salienta que por 'achismo' a pesca industrial foi proibida e o setor sofreu defasagem. Ao se referir a portarias ultrapassadas, demonstra que a luta será intensa e, realmente, acredita que a pesca extrativista tem muito a contribuir para fomentar a economia de Santa Catarina.
Também, destaca a questão da criação da tilápia de água doce, a piscicultura, ao citar que a região da Amurel tem 1.500 produtores do citado tipo de peixe e que, anualmente, produzem 35 toneladas de filé, uma das maiores proteína consumida. Cita que a produção só não é maior porque não tem para quem vender. Assim, enfatiza que é um nicho a ser desenvolvido no estado e salienta que a comissão da Pesca, da Assembleia Legislativa, está à disposição para ajudar o segmento.

Deputado Doutor Vicente Caropreso (Aparteante) - Comunica que há uma proposta de tornar obrigatória na merenda escolar o peixe fresco, além da pasta de banana verde. Parabeniza a fala do deputado e o desempenho frente à comissão que preside.

Deputada Luciane Carminatti (Aparteante) - Informa que quando foi secretária de Educação, em Chapecó, a merenda escolar tinha no cardápio frutas, hortifrutigranjeiros, e aves, suínos, bovinos e, ao sair da referida pasta, já tinham incluído o peixe.

Deputado Maurício Eskudlark (Aparteante) - Corrobora e parabeniza a fala do deputado. [Taquígrafa: Sílvia]