Pronunciamento

FELIPE ESTEVÃO - 003ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/02/2020
DEPUTADO FELIPE ESTEVÃO (Orador) - Traz um assunto sobre a região sul do Estado, onde diz ter abraçado a comissão da Pesca e iniciado um trabalho árduo no porto de Laguna.
Lembra que este foi federalizado cerca de 20 anos atrás, e que paulatinamente foi se deteriorando, fazendo com que os pesqueiros migrassem para o Rio Grande do Sul em busca de melhores condições de trabalho. Comenta do esforço e burocracia que enfrentou para então estadualizar o terminal pesqueiro em Laguna.
Diz que a região da AMUREL tem muito a oferecer para a economia do estado, e que após estadualizar, o Governo nomeou um gestor despreparado para o cargo, não sendo um profissional técnico em gestão portuária e sim um amador.
Comenta que procurou saber quais os critérios adotados para a nomeação, pois acredita que o cargo ocupado necessita de formação e experiência para o desenvolvimento da região.
Divulga uma foto do antes e depois do porto, onde, hoje, o mesmo se encontra vazio, sem barcos, e denuncia que os armadores não querem mais entrar no terminal, alegando que com a atual gestão é impossível trabalhar.
Pede ao Governo uma atenção à região, e lembra quando o Governador foi até a região e fez campanha, prometendo melhorias e desenvolvimento para os mesmos.

Deputada Ana Campagnolo (Aparteante) - Concorda com as questões apresentadas e faz críticas ao Governador Moisés, que prometeu em campanha trocar gestores e nada tem feito.

Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Diz que a redundância os une em torno da confusão do governo. Comenta que está aguardando a tecnicidade dos cargos prometida em campanha e pede que os Parlamentares tragam novos assuntos a serem discutidos. [Taquigrafia: Guilherme]