Pronunciamento

FABIANO DA LUZ - 006ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/02/2020
DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Fala que no último dia 12 a Celesc recebeu pela Aneel a premiação como Melhor Distribuidora de Energia de Santa Catarina. Acrescenta que a Celesc é pública, e o resultado dessa premiação vem do trabalho, do esforço, da qualidade e do profissionalismo dos servidores da mesma. Entretanto, lamenta que não sejam priorizados investimentos em várias regiões do estado, principalmente o interior, onde inúmeras comunidades ainda têm energia monofásica.
Acredita que se fosse privatizada, essa premiação não seria alcançada, porque o lucro dessa empresa é atender bem a população. Assim, pensa que o governo do estado deva manter a Celesc pública, e não venda mais um capital, como o governo federal está fazendo, entregando o Brasil para setores estrangeiros.
Quanto à discussão do ICMS do combustível, gostaria que todos os governadores dissessem que vão zerar o ICMS só para ver o Presidente voltar atrás e engasgar no seu discurso. Afirma que se ele quisesse reduzir o preço, bastaria voltar a refinar o combustível no Brasil.
Registra que estão na Casa servidores do estado, reivindicando o seu direito à aposentadoria. Diz que existe pressão para que a reforma seja aprovada a toque de caixa, mas ressalta a importância desta votação que vai modificar a vida de tantos servidores, por isso deve ser dada aos mesmos a oportunidade de se manifestarem e tentar propor algo que seja útil.
Finalizando, explica que as audiências públicas são extremamente importantes para ouvir a voz do servidor, e que todos, inclusive o governo, devem ter a humildade, reunindo todas as categorias para construir algo em conjunto, que seja bom para todos.

Deputado Neodi Saretta (Aparteante) - Cumprimenta o deputado pela fala e a todos os professores e professoras presentes, e diz que o momento é de reflexão para o governo. Afirma que a proposta de 3,14% de reajuste, a ser pago em duas prestações, não cobre sequer a inflação do ano, e declara que é importante que o governo reveja isso o quanto antes. Demonstra apoio à luta dos professores e dos servidores do estado. [Taquígrafa: Sara]