Pronunciamento

FABIANO DA LUZ - 080ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/08/2021
DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Comenta que, na semana em curso, a NSC publicou uma matéria sobre o crescimento da extrema pobreza no Brasil e nas cinco maiores cidades de Santa Catarina, constatou-se que no Estado Catarinense há mais de 355 mil pessoas vivendo em tal situação, representando 17,8% mais do que havia em março do ano passado, no início da pandemia.
Reforça que tais cidades têm atualmente 20% de todas as pessoas que vivem com menos R$ 89,00 por mês e que os dados são de julho/21, do Cadastro Único do Ministério da Cidadania; apontou que Florianópolis teve um crescimento de 30,39% na pobreza; Joinville 28,13%; Chapecó 25,95%; São José 25,44%; Blumenau 21,16%, e no cenário nacional, também em julho, foi divulgado o estudo, mostrando que o Brasil retrocedeu na implementação dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável junto à ONU.
Diz, ainda, que Santa Catarina atualmente possui 134 municípios que estão no mapa da insegurança alimentar, dificultando às pessoas menos favorecidas a nutrição básica. Acrescenta, ainda, que o Governo Bolsonaro brinca com a vida das pessoas não só por conta da pandemia, mas com a segurança alimentar dos mais pobres do país, promovendo a destruição das políticas fundamentais para a nutrição, extinguindo o Consea - Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a desatenção ao Programa de Aquisição de Alimentos e o aumento do preço dos alimentos, prejudicando gravemente a população.
Por fim, ratifica que as ações do Governo atual são voltadas para quem ganha mais em detrimento dos mais pobres, que começou com a Reforma da Previdência, tirando direito dos trabalhadores e favorecendo as Forças Armadas, que têm os maiores salários vitalícios. Deseja que no próximo ano essa realidade mude com as eleições, e esse Governo seja coisa do passado. [Taquígrafa: Elzamar]