Pronunciamento

FABIANO DA LUZ - 027ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/05/2020
DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Informa que há um crescente número de casos de dengue no oeste de Santa Catarina. Comenta que uma pessoa que contrai dengue, reduz sua imunidade, favorecendo o contágio de outras doenças, incluindo o Coronavírus.
Relata que, enquanto prefeito de Pinhalzinho, viveu a experiência de haver um alto índice de contágio de dengue na cidade, e mesmo mantendo a cidade limpa e organizada, havia problemas nas calhas das casas, nas marquises dos prédios, nas caixas d'águas com tampas deslocadas, mantendo a proliferação da dengue longe do chão. Alerta para que os gestores façam trabalho de prevenção e cuidados para evitar a dengue, não focando apenas no chão, mas também no alto dos prédios e casas.
Comenta sobre o grave caso de estiagem que o Estado está atravessando, prejudicando a produção do rebanho leiteiro e lavouras. Acrescenta que a Defesa Civil e a Casan devem agir rapidamente para sanar esses problemas, e planejar ações de longo prazo para evitar os mesmos problemas com futuras estiagens.
Quanto à pandemia, informa que felizmente os índices de óbito e as taxas de ocupações dos hospitais estão abaixo do previsto, mas ainda assim causa preocupação pelo rumo que os números podem tomar nos próximos dias. Acrescenta que a falta de investimento é um agravante, causando uma crise política e prejudicando o debate sobre o Coronavírus.
Ressalta que o momento pede a todos os deputados, a todos os atores políticos, aos servidores públicos, muita serenidade, união e responsabilidade, grandeza nas decisões em prol de Santa Catarina.

Deputado Ivan Naatz (Aparteante) - Parabeniza o Deputado pelo discurso e tece críticas ao Governo do Estado pela falta de ações para proteger os catarinenses do COVID-19. [Taquigrafia: Northon]