Pronunciamento

Dr Vicente - 101ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/10/2021
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Ao comentar sobre o feriado de Nossa Senhora Aparecida e do Dia da Criança, salienta a importância de celebrar e proteger a infância, entendendo que é um momento para tratar do presente e do futuro das crianças brasileiras. Relata que ocorreram milhares de manifestações religiosas pelo Brasil e em Santa Catarina, onde os pedidos foram de muita fé, trabalho digno para os brasileiros, de uma Pátria amada e não armada e, em oração, pediram por políticos dignos.
Fala com sentimento de avô ao relatar o singelo presente dado a seu neto, um trator de plástico, e que o mesmo brincou muito, o que fez recordar da sua infância e do afeto recebido de seus pais e avós. Também, relata que a data o fez refletir sobre o Brasil no atual momento, de pessoas que não tiveram uma boa lembrança de suas infâncias, das milhares e milhares de crianças que não tiveram assegurado o direito a uma infância saudável e de alegria. Comenta que como Médico tratou de crianças em hospitais, postos de saúde, consultório, Apaes, e diz que tem lembranças boas e outras nem tanto, mas todas deixaram um aprendizado.
Comenta da importância em relação à infância e da questão de várias mães não poderem realizar o pré-natal, de não terem uma alimentação decente para proporcionar a seus filhos, da falta de amparo necessário, de pais e mães que deixam seus filhos sozinhos em casa, porque às vezes não há creches suficientes, para poderem trabalhar e dar o sustento necessário, ressaltando a falta de amor, e atenção que muitas crianças não têm, a falta de comida, de atendimento médico, e da educação para que cada criança tenha condições de progredir na vida.
Afirma aos colegas Deputados que a responsabilidade é de todos com relação ao futuro que as crianças terão, do modelo de sociedade que viverão e pelos valores que as guiarão. Solicita engajamento por uma sociedade livre e solidária, e que o respeito à vida esteja acima de todas as diferenças. [Taquígrafa: Sílvia]