Pronunciamento

Dr Vicente - 060ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/07/2015
O SR. DEPUTADO DR. VICENTE CAROPRESO - Sr. presidente e srs. deputados, ontem, na comissão de Saúde, esse projeto já sofreu um grande debate. Foram discutidas por quase uma hora e meia essas duas possibilidades abertas pelo nobre deputado Fernando Coruja a respeito do modo de utilização, se custeio e investimento. Também houve outra avaliação no sentido de ver se esse trâmite teria que passar obrigatoriamente pelas SDRs para ser avaliado em cada uma das regiões. Foram vencedores, com o voto da maioria, os que optaram pela manutenção do texto original enviado pelo governador do estado e pela secretaria da Saúde.
Tenho que parabenizar o secretário da Saúde pela vontade de ajudar os hospitais filantrópicos, as Santas Casas, na questão de melhorar a qualidade do serviço, prevendo recursos para a ampliação, reforma, aquisição de equipamentos e outros bens para melhorar a qualidade na Saúde.
Para este deputado fica bem claro que, se foi tomado um dinheiro do BNDES para investir nos hospitais, deve-se investir neles. Custeio para mim é uma palavra escamoteada. Não sei o que é esse custeio entre aspas, nessa condição de um dinheiro que está sendo tomado em empréstimo do governo federal, que na realidade é para acabar com o rombo da famigerada tabela do SUS. Essa é a grande verdade. Os hospitais filantrópicos estão quebrados na maioria, alguns estão fechando as portas por causa da tabela do SUS que está desatualizada. Então, o estado não pode, agora, adquirir empréstimo da União e pagar juros por causa de uma dificuldade que a própria União nos inflige. Então, sou favorável à manutenção do texto original.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)