Pronunciamento

Dr Vicente - 053ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/06/2015
O SR. DEPUTADO DR. VICENTE CAROPRESO - Boa-tarde a todos! Sr. presidente, srs. parlamentares e sras. parlamentares.
Saudando todos os presentes que vieram de todos os locais de Santa Catarina defender suas questões do ramo de negócios, do comércio varejista. Saúdo o eminente deputado Darci de Matos que propôs todo esse movimento de audiência pública.
Venho falar sobre outra tese, outra vertente da administração.
Os senhores sabem, meus colegas deputados, que presido a comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente.
Encarei com muita seriedade e como um grande desafio, pois teoricamente não sou da área. Sou médico, neurologista, mas há as demandas regionais também. Percorri já alguns pontos do estado, alguns centros de atendimento sócio-educativos onde pude conhecer algumas verdades a respeito de como é tratado o menor infrator. Visitei outras situações e também conheci na cidade em que resido há mais de 30 anos, a escola em tempo integral.
Eu não tenho dúvidas, srs. deputados, de que quando se fala que tem menor infrator, delinquência, criança com problema, criança abandonada. Todo mundo fala uma coisa só: investe na educação. É isso que se fala em tudo que é canto, deputado Ismael dos Santos. Todo mundo fala que tem que ter mais escolas.
Pois bem! Eu tive o prazer de conhecer escolas que funcionam em tempo integral, nos dois turnos, pela manhã, das 7h30 até às 15h45, os professores saem às 16h30. No segundo turno, no período da tarde, são lecionadas matérias no contra turno, como se diz, como: História, Música, Inglês, Dança, ou seja, uma série de matérias que as crianças podem ser aprovadas ou não. Ou seja, esse tipo de qualificação também exige da criança, e até do professor um desempenho mínimo para a aprovação do aluno no final de ano.
Eu passei e conheci uma escola localizada numa região de muita dificuldade, um local onde está situado presídio, uma região de baixa renda em Jaraguá do Sul, e depois que sai dessa escola, eu não vi nenhuma criança rondando pelas ruas, simplesmente todas estavam na escola ou em suas casas. Também falei com alguns pais, com professores, com o secretário municipal e perguntei: Meu amigo, quanto custa para se manter essa escola? É o dobro? Ele respondeu: deputado Dr. Vicente Caropreso, sai em torno de 15% ou 20%, mas se administrar bem sai por 10%.
Havendo o investimento, se realiza aquilo que todo mundo precisa que é colocar a criança agregada com a sua escola, trazida pelos pais, ou seja, com segurança, recebendo três refeições por dia, sentindo-se saudável, com acompanhamento do seu desenvolvimento psicossocial, que é o que se exige. Das 31 escolas, dez já estão nesse ritmo, e os resultados são os melhores possíveis, as melhores redações, o melhor desempenho em música, a melhor banda. São crianças que pelo seu olhar vemos que vêm realmente de famílias humildes.
Então, eu não tenho dúvida, falei com alguns colegas deputados, com a minha equipe, e vamos criar a Frente Parlamentar em Defesa da Escola em Tempo Integral, deputada Ana Paula Lima, que para mim será o grande legado deste meu mandato para que possamos fazer um grande esforço no estado de Santa Catarina, convencendo o governador para que isso aconteça na rede pública estadual e estimulando a rede pública municipal para também fazer isso.
Nós estaremos, sim, investindo no futuro, no presente, reduzindo custos com a delinquência, reduzindo custos nas dificuldades que essas crianças, muitas vezes, saem das escolas sem preparo nenhum, vão poder assumir postos em competição com qualquer outra escola da rede privada ou subsidiada que possa existir.
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - V.Exa. me concede um aparte?
O Sr. Deputado Dr. Vicente Caropreso - Pois não!
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - Criança protegida, contra a redução da idade penal, educação, sim, em tempo integral, porque estamos vivendo outra perspectiva de vida.
Este é o programa do governo federal, é o Programa Mais Educação, várias escolas estão aderindo, é o nosso apelo para que a criança fique em tempo integral na escola com atividades na área da dança, da música, da cultura, pois tenho certeza que é bom para a criança, bom para a cidade e bom para os pais.
Parabéns, quero fazer parte desta luta, mas temos que incentivar prefeitos e o governador do estado para aderir a este programa que só tem trazido benefícios para a nossa sociedade.
Muito obrigada.
O SR. DEPUTADO DR. VICENTE CAROPRESO - Muito obrigado, deputada Ana Paula Lima. Eu espero a atenção e solidariedade dos pares, das sras. deputadas, dos srs. deputados para que possamos fazer juntos, não apenas a luta de um deputado isolado, mas de todo o Parlamento catarinense em defesa das nossas crianças.
Muito obrigado!
(Palmas)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)
SR. PRESIDENTE (Deputado Aldo Schneider) - Para complementar o tempo do Bloco Social Progressista, convido o deputado José Milton Scheffer para fazer seu pronunciamento por até seis minutos.
O SR. DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, telespectadores da TVAL, ouvintes da Rádio Alesc Digital, companheiros do CDL que aqui estão, em nome do presidente da CDL de Araranguá que vejo aqui nas galerias, Clésio Mota, agradeço a presença e a mobilização de todos. Sejam muito bem-vindos nesta Casa.
Quero enaltecer a iniciativa da Federação dos CDLs e do deputado Darci de Matos para discutirmos, de uma vez por todas, uma solução com relação não só à feira do Brás, mas a todo comércio ilegal de mercadorias que prejudica todo setor formal de Santa Catarina. O comércio é o grande catalizador da geração de empregos e de riquezas, é um caminho que Santa Catarina constrói através do pequeno e do grande empresário.
Nós, do Partido Progressista, respeitamos, valorizamos e apoiamos essa luta das CDLs. Não é justo na nossa realidade no momento em que o governo entra numa crise fiscal, que se aumentem os impostos, o custo da energia, dos combustíveis e, ao mesmo tempo, inicie várias operações de fiscalização nos comércios formais do estado penalizando o pequeno, médio ou grande comerciante permitindo que uma feira de outro estado com mercadorias não legalizadas percorra Santa Catarina retirando daqui recursos que fazem falta não só para o comerciante, mas também para geração de impostos para nossa sociedade.
Por isso, a mobilização dos senhores aqui hoje é justa e merece o apoio de todos nós deputados estaduais. Tenho acompanhado o que acontece cada vez que uma feira vai chegar numa pequena cidade, os comerciantes têm que deixar seu comércio para ir atrás de prefeitos e de vereadores para tentar evitar que aquela feira ocorra e retirem da cidade os recursos produzidos pela classe trabalhadora daquela cidade.
Por isso, vejo todos aqui hoje com muita alegria e recebo a manifestação das CDLs. Coloco aqui nosso apoio e também da bancada do Partido Progressista nesta causa. Mas temos muitas outras bandeiras. Não é justo que só o comerciante formal tenha que pagar essa conta, e que o comércio tenha que pagar a conta pelo erro estratégico dos governantes que gastaram no passado e que agora vêm, através de planos econômicos, aumentar impostos e retirar dinheiro do comércio e, assim mesmo, permitir que o comércio ilegal de mercadorias continue percorrendo o nosso estado, causando danos não só ao pequeno comerciante, ao lojista, mas também à nossa indústria, que também acaba sendo penalizada por isso. Quando há uma operação fiscal em Santa Catarina eles vão em cima do comerciante formal, e quando há comércio informal ficam no prejuízo.
Por isso, essa bandeira merece o apoio e o respeito de todos nós.
Quero dar as boas-vindas, e hoje estaremos, no final da tarde, ajudando todos nesta causa, que é não só do interesse das CDLs e dos comerciantes, mas do interesse de toda Santa Catarina.
Gostaria também de cumprimentar o prefeito de Witmarsum, pois estive naquele município com os deputados Aldo Schneider e Ismael dos Santos, participando de algo difícil de acontecer, pois a tendência maior é que haja fechamento de hospitais e não inauguração. E a pequena cidade de Witmarsum, na manhã desta segunda-feira, entregou um hospital para a comunidade. Vimos que era prioridade, porque lá estava mais de três ou quatro mil pessoas na rua esperando pelo governador Raimundo Colombo e o prefeito Paul Zena para entrega de um pequeno hospital que vai acolher as pessoas.
Por isso, quero aqui parabenizar o município de Witmarsum pelos seus 53 anos de emancipação, pela iniciativa da administração municipal de reabrir um hospital, de inaugurar um hospital com leitos com todo o conforto para receber a sua população.
Merece nesse momento por que passa a saúde de Santa Catarina e do Brasil os nossos parabéns e reconhecimento para a cidade de Witmarsum.
Muito obrigado!
(Palmas)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)