Pronunciamento

Dr Vicente - 028ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/04/2019
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Reporta-se a questões de saúde que estão ocorrendo no estado, como a morte de uma jovem estudante, em Lages, por Meningite Meningocócica. Comenta que a referida doença se expande rapidamente pelo corpo e, como médico, cita que já atendeu alguns casos e que, devido à rapidez com que ela se instala no organismo, leva a sepsemia e, muitas vezes a lesões irreversíveis, podendo ser fatal.
Faz um alerta quanto à Febre Amarela, pois em Joinville já ocorreu um óbito e o vírus está circulando no estado. Salienta a importância da população catarinense realizar vacinação, pois é uma forma eficaz de combater o vírus. Também, acrescenta que a vacina da gripe, do presente ano, já está à disposição nos postos de saúde, e Santa Catarina é o estado brasileiro que sempre atinge o percentual desejado, que é de 90%.
Ainda, tece comentários a respeito de um projeto de lei de sua autoria, o qual pretende apresentar dados, números e esclarecer à sociedade catarinense sobre o dinheiro que é usado na saúde, como o custo dos hospitais e outros itens.

Deputado Ricardo Alba (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela fala e enaltece a excelência dos dois hospitais filantrópicos de Blumenau. [Taquígrafa: Sílvia]