Pronunciamento

Dr Vicente - 105ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/11/2018
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Tece comentários a respeito da propagação do sarampo no Brasil, conforme relatório do ministério da Saúde, emitido no dia 29 de outubro, realçando os surtos na Amazônia e em Roraima, provenientes da migração de pessoas que não vacinaram na Venezuela.
Referencia o comunicado julgado em setembro pela Organização Pan-Americana da Saúde, OPAS, estipulando o mês de fevereiro de 2019 o prazo para que o Brasil reverta a epidemia de sarampo, sob pena de perder o certificado de eliminação da doença, situação que representa um retrocesso, posto que o sarampo fora excluído do calendário brasileiro de vacinas. Tendo em vista a baixa cobertura vacinal, o governo brasileiro reforçou ações de comunicação para combater as fake news nas mídias sociais, contribuindo para aumentar a demanda. Ilustra sua fala, apresentando um vídeo institucional.
Seguindo a linha de continuidade ao combate de notícias falsas, sinaliza que a vacinação contra o sarampo é indicada para todas as idades, também a febre amarela, mas, segundo a OMS, houve dificuldade para frear as falsas informações, apesar dos esforços do governo brasileiro. Ainda no contexto, acrescenta o fato surgido em alguns estados do país em que a Vigilância Epidemiológica e o secretário estadual de Saúde obrigaram os pais apresentarem carteirinhas de vacinação para proteger as crianças e acesso à escola no momento da matrícula escolar, evitando a proliferação da doença, situação que provocou polêmica e debates nos estados.
Finaliza afirmando que há necessidade de fazer uma análise apurada do acontecimento, representando uma alternativa para melhorar a saúde do povo catarinense e a preservação da vida. [Taquígrafa: Elzamar]