Pronunciamento

Dr Vicente - 016ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/03/2019
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Ressalta que mais uma vez o Brasil está assistindo atônito a um debate sobre o que aconteceu na cidade de Suzano, em São Paulo. A classe política deve parar e analisar tudo que está acontecendo. Fala que não quer entrar no mérito de discutir porte de arma, isso é uma situação de extremismos. E que o fato é que esse é mais um sinal do afastamento das crianças de sua família e de sua escola, considerando que esse triângulo não está dando certo. Enfatiza ser um sintoma grave, pois o que levaria àquele ato insano mais uma vez? Não é o primeiro que acontece.
Reforça que o afastamento da mãe e do pai, de seus filhos, na primeira infância, parece ser a causa fundamental dessa desagregação que vem acontecendo. Poucos são os momentos em que a família para e conversa com seus filhos, a fim de acompanhar o desenvolvimento da criança, melhorar o caráter, edificar a personalidade.
Salienta que isso termina sendo o mal de tudo que leva a extremismos, uns acharem que deva aumentar a repressão, e outros a liberar cada vez mais. O Brasil, em sua história, não está acostumado com esses extremos, porque o extremista somente quer ouvir a sua verdade, e quando não ouve, ele persegue para ir até o final. Alerta para o que está acontecendo nas redes sociais, com quem não pensa como eles, que então procuram destruir as pessoas, ninguém pode emitir seu parecer senão for de acordo com as teses de direita ou de esquerda. Solicita para que parem com esses posicionamentos neuróticos e psicopatas, pois muitos deles estão administrando grandes áreas da administração pública.
Manifesta-se sobre o que se pode oferecer para as gerações que estão chegando: uma escola melhor agregada, com o conceito da participação da família ser cada vez maior, para que o carinho, a doçura, a preocupação, a ternura, estejam presentes no meio desses jovens.
Presta uma homenagem à professora Marilena Umezu, morta no atentado em Suzano, que disse algo que precisa ficar no coração de cada um: "Sou a favor do porte... de livro!"

Deputado Ismael dos Santos (Aparteante) - Acrescenta outro fator que surgiu na mesa de debates, que é a questão das drogas: a informação de que a mãe de um dos atiradores é usuária de drogas. E que mais uma vez, há uma situação extremamente perigosa rodeando as escolas, e essa forma áspera com que infelizmente os meios de comunicação têm se transformado.

Deputada Paulinha (Aparteante) - Compartilha com o sentimento de tristeza que hoje se vive no país. Fala que está também aterrorizada com essa intolerância que parte de todos os lados, que está além da política. As redes sociais precisam de regulação, essa intolerância que termina estimulando, de certa forma, e frutificando essa violência descabida, que é resultado da falta de estrutura na sociedade brasileira e falta de políticas consistentes. [Taquígrafa: Eliana]