Pronunciamento

Dr Vicente - 023ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 31/03/2021
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Cumprimenta a todos e saúda a Governadora Daniela Reinehr e a Deputada Carmen Zanotto, reconhecendo os esforços realizados no combate à pandemia no Estado de Santa Catarina. Saúda também o Deputado Leodegar Tiscoski pelo seu trabalho na Secretaria da Infraestrutura. Comenta que o tema a ser abordado é uma pauta não política, e deseja que esse seja estendido também aos Deputados Ricardo Alba, Jean Kuhlmann, Ivan Naatz e Ismael dos Santos.
Conta que, por ser natural de Blumenau/SC, foi incentivado por um amigo a participar do Projeto Fritz Müller, investimento cultural que o Estado de Santa Catarina está realizando. Comenta estar orgulhoso em se juntar a uma equipe formada por pesquisadores, historiadores, professores e outros profissionais interessados em divulgar a vida e a obra do alemão Friedrich Theodor Müller, que participou da fundação do município de Blumenau.
Informa que Fritz Müller desempenhou as funções de professor, biólogo, médico, naturalista, ambientalista e poeta. Comenta que em 1852, aos 30 anos, Fritz Müller integrou a primeira leva de alemães que imigraram para o Brasil, onde constituiu junto a esses, a Colônia Blumenau. Comenta também, que em 31 de março comemora-se os 199 anos do nascimento de Fritz Müller. Informa que hoje iniciam-se às comemorações do seu bicentenário para reconhecer seus feitos em prol da ciência e do Estado de Santa Catarina.
O Deputado prossegue, contando um pouco de sua história na cidade de Blumenau, onde morou próximo à Praça Fritz Müller, destacando como pontos positivos a sensibilidade, curiosidade, formação pessoal e profissional do alemão, que fizeram com que se tornasse um dos mais importantes cientistas brasileiros, bem como um dos mais ilustres fundadores da cidade de Blumenau. Conta que em 1865, Fritz Müller trocou cartas com o cientista britânico Charles Darwin, auxiliando-o na consolidação de uns dos principais estudos da humanidade: a Teoria da Evolução das Espécies. Informa que durante essa troca de correspondências, Fritz Müller documentou precisamente seus estudos sobre as modificações observadas em crustáceos e outros animais da fauna marinha de Florianópolis, onde lecionou por 11 anos no período do Brasil Império.
Relata também que, antes de auxiliar Charles Darwin e desenvolver outras pesquisas importantes, Fritz Müller foi "colono", cultivando a terra e dando sustento, assim, a sua família, instruindo outros alemães a cultivarem também, sem nunca deixar de lado seu interesse pelos estudos. Reconhece a importância dos estudos desenvolvidos por Fritz Müller, que ultrapassaram fronteiras e fizeram com que o Brasil se tornasse uma das referências na ciência mundial.
Informa que Charles Darwin o reconheceu como "príncipe dos observadores", além de citá-lo 17 vezes na reedição do livro "A origem das espécies por meio da seleção natural". Comenta que apesar de ter deixado um grande legado, seus feitos não são reconhecidos pela maioria dos cidadãos catarinenses, e, por esse motivo, convida a todos para ingressar na contagem regressiva do bicentenário de Fritz Müller. Informa que diversas instituições públicas e privadas se uniram e organizaram um calendário de ações, que conta com atividades científicas, culturais, artísticas e educacionais em comemoração aos 200 anos do pesquisador alemão, com o intuito de divulgar seu legado à população, o Projeto Fritz Müller/Charles Darwin: 200 anos.
Comenta que em 24 de março de 2021, o grupo Fritz Müller promoveu o encontro virtual "Conversando com Fritz Müller", e o CIC instalou um painel que retrata a trajetória do alemão na cidade de Florianópolis. Em Blumenau, a semana Fritz Müller conta com atividades culturais que vão de 24 a 31 de março. Comenta, também, que mudas de uma árvore da casa de Fritz Müller foram distribuídas para a floresta e demais pessoas, reconhecendo o ato de preservação da natureza e recordação histórica. Relata que o bicentenário de Fritz Müller será comemorado também na Alemanha. Agradece a direção de comunicação por atender sua solicitação de que nos próximos 12 meses os veículos de comunicação do Legislativo produzam conteúdo acerca da vida e feitos de Fritz Müller.
Convida a todos que visitem o site em memória aos 200 anos de Fritz Müller. Deseja também que o culto prestado ao alemão alcance todo o Estado, informando que algumas ações foram discutidas com a Secretária de Estado da Educação, para que a vida e obra de Fritz Müller sejam componentes fixos da grade curricular da rede educacional do Estado de Santa Catarina. Comenta que uma indicação com esse objetivo será votada no Plenário, e solicita o apoio do Parlamento, para que a história e o legado científico de Fritz Müller possam inspirar gerações futuras, e que seu legado seja conhecido por todos os catarinenses.
Saúda o Dr. Cezar Zillig, que editou um livro intitulado "Cartas de Darwin". Solicita uma pequena extensão, onde saúda os profissionais do Instituto Histórico de Blumenau, da Fundação Catarinense de Cultura e professores da cidade de Blumenau, bem como o secretário e prefeito da cidade. Nomina os contribuintes da programação: Anita Hoepcke da Silva, Ana Lúcia Coutinho, Margherita Barraco, Alberto Linder, Luiz Roberto Fontes e Marcelo Seixas. Agradece ao Senador Esperidião Amin e Deputada Federal Ângela Amin, que contribuíram, respectivamente, com 200 mil e 100 mil reais para arcar com os custos do projeto e comemorações.
Finaliza, agradecendo todos os colaboradores da Assembleia e da área da Comunicação, desejando que os ensinamentos de Fritz Müller possam estar presentes na grade curricular dos estudantes catarinenses.
Deputado Ivan Naatz (Aparteante) - Reconhece a sensibilidade do Dr. Vicente e seu carinho por Blumenau, parabenizando em nome de sua cidade e do Estado de Santa Catarina a defesa da história e do legado de Fritz Müller. Comenta sobre a importância de reconhecer figuras importantes para a história do Estado de Santa Catarina.
Deputado Ricardo Alba (Aparteante) - Parabeniza o pronunciamento do Deputado Vicente e declara apoio para o que for preciso, reconhecendo também a importância dos trabalhos realizados por Fritz Müller em parceria com Charles Darwin. [Taquigrafia: Northon]