Pronunciamento

Dr Vicente - 062ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/07/2019
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Discorre sobre a presente data, Dia do Oncologista, médico especialista que estuda e procura os melhores tratamentos para os variados tipos de Câncer. Comenta causas de morte por doenças crônicas, além das cardiovasculares, o câncer tem aumentado em função de vários fatores, como o de fumar.
Menciona sua participação no 22º Fórum de Entidades Médicas de Santa Catarina - Femesc, na cidade de Brusque, onde se discutiu a judicialização e financiamento da Saúde no estado, e foi palestrante sobre o Financiamento da Saúde no Estado, segundo visão da Alesc, relatando sua experiência como secretário de estado da Saúde, quando comentou da angústia vivenciada de não ter recursos suficientes para resolver as demandas de uma das áreas vitais de qualquer governo. Registra que durante sua gestão enfrentou o sequestro de contas para o pagamento de ordens judiciais, sendo que uma delas somou, em bloco, R$ 18 milhões de uma vez só.
Destaca o trabalho que o secretário da Saúde, sr. Helton Zeferino, está realizando quanto ao projeto 'Conecta SUS', que tem por finalidade o controle total sobre os dados eletrônicos do estado em conexão com as secretarias municipais de Saúde para evitar desperdício, como a repetição de exames.
Cita que durante o evento foram criados grupos de trabalho para tratar o tema judicialização e financiamento da Saúde em Santa Catarina, e que será divulgada a 'Carta de Brusque', contendo diretrizes para buscar soluções sempre voltadas à saúde dos catarinenses. [Taquígrafa: Sílvia]