Pronunciamento

Dr Vicente - 076ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/08/2019
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Agradece ao governador Carlos Moisés a reunião realizada, em data anterior, com a Associação dos Municípios do Planalto Norte, Amplanorte, sobre a restauração de trechos das SCs 477, 135 e 340.
Na intenção de abordar a gravidade de seu assunto na tribuna, comenta a morte da atriz Fernanda Young, provocada por uma crise de asma, fazendo um breve relato sobre a referida doença, que atinge 10% da população, correspondendo a 2.000 mil mortes por ano. Entretanto, ressalta que houve uma queda da mortalidade na faixa de idade de zero a cinco anos devido a investimentos destinados à primeira infância, ações de equipes na área da saúde e outros programas desde 2013. Comenta que no Brasil há 20 milhões de pessoas que sofrem de asma ou tecnicamente falando de bronco-espasmo, situação em que o oxigênio é interrompido pela inflamação dos brônquios, dificultando a passagem do ar, situação que possibilita casos fatais.
Recomenda aos portadores de asma procurar tratamento médico, e lamenta que os ambulatórios do Brasil e de Santa Catarina sejam negligentes à gravidade do diagnóstico que atinge 20 milhões de pessoas, omitindo informações importantes para o bem estar dos portadores de asma e controle da doença.
Por fim, evidencia que é um problema de saúde pública que merece atenção especial, havendo também negligência de grande maioria da população fumante. Sugere medidas em conjunto com a família e Medicina em geral para reduzir o número de internações e gastos, e a melhoria das condições de saúde. [Taquígrafa: Elzamar]