Pronunciamento

Dirce Heiderscheidt - 075ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/10/2020
DEPUTADA DIRCE HEIDERSCHEIDT (Oradora) - Sr. Presidente, Deputado Julio Garcia;
(Passa a ler)
"Prezados colegas, a todos os que nos acompanham, quero manifestar a minha gratidão por viver esse momento, esse dia.
Manifestar a satisfação de retornar a esse Plenário como Deputada estadual, e agradecer aos 32.332 votos qualificados de cidadãos catarinenses que acreditam em mim.
Quero manifestar a minha gratidão a todos que me apoiaram em minha campanha, não foram poucas pessoas, e todos têm um lugar especial na minha memória.
Agradecer à família, que acredita na esposa, na mãe e avó que gosta de fazer política. Quero agradecer de modo especial ao Deputado Fernando Krelling e à Bancada do MDB, Deputado Mauro de Nadal, pela oportunidade.
Gratidão ao generoso tratamento sempre dispensado nessa Casa, pelo Presidente Julio Garcia e a todos os demais Colegas, que sempre me atenderam com especial deferência e cordialidade.
É um período determinado, em princípio, mas servirá para que eu continue minha jornada, com especial atenção à área social. Um momento especial em que muitas mulheres buscam o espaço na política, nas eleições municipais, Deputada Marlene Fengler.
Nessa breve manifestação, nesse retorno a essa Casa na condição de Deputada Estadual, faço referência à encíclica divulgada no último domingo pelo Papa Francisco. Ele fez vários comentários sobre a necessidade de se praticar política de inclusão social, e em um momento citou o poeta e compositor, diplomata brasileiro, Vinicius de Moraes, fazendo referência à canção 'Samba da Benção', que diz: 'A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro na vida'.
Ele fez uso dessa frase no contexto de incentivo a uma cultura do encontro, em que todos podem aprender algo e na qual ninguém é inútil. Segundo o Papa, 'isto implica incluir as periferias. Quem vive nelas têm outro ponto de vista, vê aspectos da realidade que não se descobrem a partir dos centros de poder onde se tomam decisões mais determinantes.'
Eu aproveito a motivação para dizer que, nesse período em que estive fora da Assembleia, trabalhei muito para motivar mulheres do meu partido, o MDB, a participarem da política, apresentando-se como candidatas no pleito municipal que se aproxima, na condição de presidente estadual e vice-presidente nacional do MDB Mulher.
E aqui, em nosso Parlamento Estadual, aproveito para manifestar a especial satisfação de voltar a conviver com todos os Colegas, mas de maneira especial com as Colegas Ada De Luca e Luciane Carminatti, e pela primeira vez na condição de Deputada com a Ana Carolina, a Marlene Fengler e a Paulinha. Falei somente os nomes de vocês para destacar nesta Casa a presença feminina.
Lembro que é a primeira vez na história da Assembleia Legislativa que seis mulheres têm espaço, nesse Plenário, como Deputadas ao mesmo tempo. Esse é um encontro especial para as mulheres de Santa Catarina, com um significado diferenciado, num tempo de tantos desencontros criados pela pandemia que enfrentamos.
Muito obrigado por essa oportunidade! Fé e crença numa sociedade mais inclusiva para as mulheres. Muito obrigada, senhor Presidente."
DEPUTADO JULIO GARCIA (Presidente) - "Deputada Dirce Heiderscheidt, em nome do Parlamento catarinense, quero dizer a v.exa. que esse Parlamento fica engrandecido com a presença de v.exa. em nosso meio.
Disse bem v.exa., hoje somos, aqui, acompanhados por seis mulheres, a partir desse momento, a Ana Campagnolo, a Deputada Luciane Carminatti, a Deputada Marlene Fengler, a Deputada Ada De Luca e a Deputada Paulinha. E não tenho dúvida, tenho dito sempre, que a presença da mulher na política tem apenas uma diferença, porque todos nós lutamos, e as mulheres, de modo especial, lutam pela igualdade. Mas a diferença entre a mulher e o homem, de modo especial na política, é a sensibilidade. É da natureza da mulher ter um pouco mais, ou bastante mais, sensibilidade do que os homens.
Então, a presença de seis mulheres, neste Plenário, para nós é motivo de alegria, engrandecendo-o, e o torno mais sensível e nos ajuda nessa tarefa tão difícil de construir uma sociedade mais humana, mais fraterna, mais respeitosa, mais igual. Então, v.exa. soma-se a esse esforço todo, no sentido de buscarmos o que tanto desejamos para uma sociedade melhor.
Quero cumprimentá-la, desejar boas-vindas e cumprimentar a toda a sua família, em nome da Ana Paula, que está aqui presente; e dizer que como político nós compreendemos o tanto quanto a família nos empresta, e é o caso, para que a gente se doe à causa comum. E parabéns a vocês, que a Deputada já disse que vocês compreendem, parabéns pela compreensão.
Seja muito bem-vinda, sucesso nesses 60 dias e que ele se prorrogue por um longo tempo, se Deus quiser até o final do mandato. Bem-vinda!"
A Presidência concede a palavra aos senhores Deputados:
DEPUTADO MAURO DE NADAL (Orador) - "Cumprimenta e deseja as boas-vindas à Deputada e que tenha bom retorno ao Parlamento. Cumprimenta a Ana Paula, os seus assessores, que já são de longa data nossos conhecidos aqui no Parlamento catarinense, pelos valorosos trabalhos no mandato passado, quando tive a alegria de estar aqui exercendo a plenitude do mandato juntamente com v.exa. E sou testemunha do quanto vossa sabedoria contribui para engrandecimento do nosso MDB e deste Parlamento, trazendo a força daquela mulher guerreira, sofrida, mas vencedora.
E, além disso, a sensibilidade, como disse o nosso Presidente, que contagiou a todos nós, Pares, no momento daqueles quatro anos de legislatura e, com essa sensibilidade v.exa. ensinou muito ao longo do mandato, pela experiência também vivida no comando do Município de Palhoça, junto com o seu esposo, sr. Ronério, o qual o nosso partido tem muita consideração.
Então, seja bem-vinda, tenho certeza mais que absoluta que nessa proximidade nós conseguiremos evoluir bastante, não só partidariamente, pois estamos vivendo um momento de eleição e v.exa. exerce um trabalho muito valoroso pelo nosso MDB Mulher por todo nosso Estado de Santa Catarina mas, acima de tudo, aqui na nossa bancada, nas atividades e naquele diálogo costumeiro que nós temos na discussão de todas as matérias que são pertinentes à Santa Catarina e aos catarinenses. Nós ficamos muito felizes em nome do nosso MDB pelo seu retorno a esta Casa e, acima de tudo, pela confiança que temos no teu trabalho e na tua amizade. Seja bem-vinda!"
DEPUTADA MARLENE FENGLER - Faz um cumprimento especial para a Deputada Dirce Heiderscheidt, dizendo que é uma alegria estarem juntas, como Deputadas na Casa Legislativa. Sente orgulho por serem seis mulheres, e fala da missão de representar as diversas mulheres, que muitas vão disputar nessas eleições, objetivando contribuir com os municípios nas políticas públicas para melhorar a sociedade catarinense.
DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER - Dá as boas-vindas à Deputada Dirce Heiderscheidt em nome do Partido Progressista, discorrendo sobre o trabalho que ela desenvolveu e desenvolve na região. Demonstra certeza de que trará qualidade ao Parlamento por sua forma de se relacionar com as pessoas, e reconhece os valores e princípios que a Deputada sempre defendeu e defende na política, como o de cuidar das pessoas. Menciona que a sua presença traz alegria à Casa Legislativa.
DEPUTADO VOLNEI WEBER - Diz que é um privilégio estar no Parlamento juntamente com a Deputada Dirce Heiderscheidt, e deseja boas-vindas.
Faz o registro do carinho e atenção que a Parlamentar tinha com as pessoas quando no seu mandato anterior, e diz ser prova disso quando era prefeito de uma cidade pequena, afirmando que a Deputada sempre demonstrou ser municipalista, empenhada, determinada a ajudar resolver os problemas dos municípios.
DEPUTADO LUIZ FERNANDO VAMPIRO - Reporta-se à importância do momento político que se vive atualmente. Menciona que o plantel do Partido MDB tem valorosos companheiros, tanto os efetivos quanto os suplentes, e afirma que o Deputado Fernando Krelling saiu para cumprir uma missão, que é apresentar o seu nome para dar continuidade ao trabalho do Prefeito Udo Döhler, na cidade de Joinville.
Enfatiza que a Deputada Dirce Heiderscheidt, mesmo quando ficou suplente, não parou seus roteiros políticos, dos atendimentos a vereadores e prefeitos, bem como sendo uma voz ativa do MDB Mulher. Comenta que em 2016 ele estava na condição de suplente e, automaticamente, assumiu com a eleição do Prefeito Gean Loureiro, que renunciou o mandato de deputado estadual para assumir a prefeitura, assim, quiçá, em 2020 até final de 2021, a Deputada Dirce Heiderscheidt também esteja efetivamente deputada estadual e Fernando Krelling prefeito de Joinville.
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Comenta que estava no gabinete, mas fez questão de vir ao Plenário porque a Deputada Dirce Heiderscheidt merece. Menciona que as mulheres fazem um trabalho diferenciado e diz que o mandato anterior foi com firmeza, sem perder a ternura. Expressa gratidão à Deputada pela forma como sempre trabalharam, demonstrando alegria em vê-la novamente na Casa Legislativa. [Taquígrafa: Silvia]