Pronunciamento

Darci de Matos - 056ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/06/2018
DEPUTADO DARCI DE MATOS (Orador) - Faz uma reflexão a respeito da necessidade premente de enxugamento da máquina pública.
Ressalta o movimento forte e pertinente dos caminhoneiros que tratou da questão absurda do aumento do óleo diesel de 59% em um ano. Fala que a população se juntou aos caminhoneiros para passar a mensagem à classe política, principalmente, sobre a necessidade de reduzir despesas, pois não vê atitudes quanto à questão.
Salienta que é importante que mudem os agentes públicos, mas é fundamental que se promova também uma mudança na estrutura do ente público. Coloca que 25 dos 27 estados, estão falidos, e que no Brasil, a cada eleição, mudam 70 mil cargos comissionados, não havendo uma sequência nos programas implantados. Na mesma esteira, cita que o PIB da Califórnia é maior do que o do Brasil, e por ser um país mais jovem, questiona por que nos Estados Unidos deu certo e aqui os problemas continuam. Explica que, por ser um país federativo, nos Estados Unidos os municípios têm total autonomia, e a grande fatia da arrecadação daquele país fica onde a vida acontece.
Reportando-se novamente ao Brasil, reitera que a vida acontece nos municípios que ficam com apenas 13% da arrecadação, e não em Brasília, para onde vão os demais 70%. Observa que os desmandos são muitos e por esse motivo o país não vai adiante, afirmando que nessa eleição será diferente, pois a população estudará a história de cada candidato para ter um Brasil renovado. [Taquígrafa: Eliana]