Pronunciamento

Dalmo Claro de Oliveira - 039ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/05/2015
O SR. DEPUTADO DALMO CLARO - Cumprimento o presidente em exercício, deputado Aldo Schneider; os srs. deputados, os companheiros, aos telespectadores da TVAL.
Na verdade, não vou me repetir e serei breve, mas quero ressaltar, primeiramente, a perda da pessoa, com o falecimento de Luiz Henrique para os amigos e para a sua família, com a qual me solidarizo. Mas é uma perda lamentável e uma falta que será muito sentida por todos, em maior ou menor grau pela proximidade que as pessoas tinham ou não.
E o segundo aspecto, e esse tem uma relevância muito grande, que é a perda do Luiz Henrique para a política catarinense, para a gestão do estado de Santa Catarina. São dois aspectos, que já foram aqui destacados, do Luiz Henrique gestor, inovador que foi na prefeitura de Joinville. Eu tive o privilégio de tê-lo como prefeito nos seus três mandatos como cidadão de Joinville e sei o quanto foi importante no seu modo de governar como ele dizia, o modo de governar o PMDB que já tinha iniciado com o Pedro Ivo; o modo de governar Luiz Henrique da Silveira que trouxe e fez por Joinville nas suas visões. E esse eu acho que é o papel do líder, ter a visão que as pessoas comuns não têm e Luiz Henrique da Silveira tinha isso.
Algumas coisas nós chamaríamos completamente de visionárias no sentido de sonhadoras, de quase impossível e que Luiz Henrique da Silveira executou. Exemplo típico é o Balé Bolshoi, pois o trouxe da Rússia, e não havia em lugar nenhum, colocar em Joinville numa cidade do interior de um estado não tão grande em importância no país, apenas Luiz Henrique da Silveira para pensar isso e conseguir viabilizar. E, assim, tantas outras coisas que nós de Joinville conhecemos e que levaram a cidade a um patamar diferente no seu aspecto urbano, cultural, educacional e tantos outros setores, por isso Luiz Henrique foi um gestor.
No estado de Santa Catarina, da mesma maneira, já foi aqui dito que a sua visão de descentralização, a sua coragem de fazer coisas contra o status quo, contra as dificuldades que a legislação e até os poderes colocavam para as suas realizações. O homem vai, a fama fica, mas não só a fama, como a sua obra, no caso Luiz Henrique da Silveira o seu maior legado.
Para concluir eu quero dizer que entendo que nós teremos como um dos mais importantes políticos catarinenses que ele foi, o período Santa Catarina com Luiz Henrique da Silveira e o período pós Luiz Henrique da Silveira. Com certeza, sua ausência será um grande influenciador na política e da vida dos catarinenses de diversas formas e nós vamos poder com o tempo, e a história vai mostrar isso, ver o papel importante que até a sua ausência terá aqui em Santa Catarina.
Luiz Henrique da Silveira era tão especial, que eu acho que era importante até para os seus adversários políticos, para sua militância e sua atividade.
Então, aqui rendo a minha homenagem à família de Luiz Henrique da Silveira e ao PMDB, lamentando a perda deste tão grande homem.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)