Pronunciamento

Dalmo Claro de Oliveira - 066ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/08/2015
O SR. DEPUTADO DALMO CLARO - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, telespectadores da TVAL.
Rapidamente, quero comentar que realizamos dia sete de agosto, em Joinville, uma audiência pública, para discutir a estrutura, a organização dos hospitais da região norte de Santa Catarina, basicamente, a região de Joinville e municípios vizinhos. Uma audiência concorrida com mais 170 pessoas que assinaram a lista de presença, presença do secretário de estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, prefeitos, vereadores, presidentes de Câmaras, foi o início de uma discussão sobre a situação, sobre as carências, sobre as dificuldades e perspectivas futuras para a situação hospitalar daquela região. O ritmo de crescimento da população lá é bastante elevado, tanto de Joinville como dos municípios vizinhos, em situação de industrialização, como Araquari, Garuva, Barra Velha. O crescimento dos portos de São Francisco do Sul, Itapoá. Nós temos que nos antecipar a esse crescimento, prevendo a estrutura hospitalar necessária, uma vez que a atual já não é suficiente para atendimento da população. Ela já está aquém em números de leitos, em número de leitos de UTI, de salas cirúrgicas, etc.
Um dado a mais que vem se acrescentar, inclusive, de uma reunião que tivemos, ontem, com o vice-governador, com o presidente do nosso partido, Valdir Cobalchini; com o deputado federal, Mauro Mariani; nós, secretário de Desenvolvimento Regional; com o prefeito de Joinville, por uma situação de dificuldade que a prefeitura enfrenta, mantendo um hospital municipal de grande porte. O hospital municipal São José de Joinville é o maior hospital da região, maior que o hospital regional, que é estadual, da mesma cidade. E o prefeito tem um comprometimento, no momento, do orçamento municipal com a saúde de 37,5%, deputado Natalino Lázare. Então, isso inviabiliza investimentos em infraestrutura, principalmente, do município.
Então, o prefeito pede ajuda, sugere auxílio do governo do estado. Sabemos também da dificuldade do governo de ampliar a sua rede hospitalar, pelos recursos que já aplica ali. Então, é uma discussão que se abre. Nós demos um tempo para que as instituições e pessoas lá presentes nos enviem por escrito sugestões e avaliações sobre a situação hospitalar da região. A comissão de Saúde, desta Casa, irá compilar essas sugestões e opiniões. E, posteriormente, apresentaremos um relatório que estará disponível na comissão de Saúde e às pessoas que lá compareceram.
Eu gostaria também de aproveitar para registrar o falecimento de um colega, médico, pessoa de uma família de médicos da região norte, Joinville, doutor Aluisio Pires Condeixa - que tinha o mesmo nome do seu pai, já falecido - e que veio a falecer por complicações cardiovasculares, hoje. Quero registrar o nosso pesar e a solidariedade à família, amigos e a classe médica de Joinville e região, pelo passamento do doutor Aluisio Pires Condeixa.
Obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)