Pronunciamento

CORONEL MOCELLIN - 039ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/05/2019
DEPUTADO CORONEL MOCELLIN (Orador) - Inicia seu discurso prestando homenagem ao Dia do Turismo, que aconteceu no dia 8 de maio. Elogia os profissionais do setor turístico do estado, e relata que algumas cidades apresentaram um crescimento econômico graças ao turismo.
Comenta a qualidade da biodiversidade do estado, cita várias regiões turísticas catarinenses, que proporcionam diversas possibilidades de atividades relacionadas ao turismo em todas as estações do ano. Menciona também a rica variação em cultura, costumes e religião.
Informa que as autoridades públicas do turismo sinalizam a necessidade de implementar mecanismos de coleta e análise de números, que auxiliem na elaboração de projetos e políticas públicas. Destaca que os dados da Fecomércio apontam que o turismo catarinense responde por aproximadamente 12,5% do PIB, e emprega mais de 120 mil pessoas em média, por temporada de verão. Conclui que a melhoria na estrutura e serviços turísticos atrai mais turistas e gera mais receita, possibilitando o crescimento do estado.
Pede para que haja empenho por parte do governo federal, estadual e municipais de Santa Catarina para constantes melhorias na infraestrutura, citando como exemplo as rodovias, orlas, aeroportos, sinalização turística e a qualificação dos profissionais para os diversos serviços relacionados ao turismo.
Afirma que o estado precisa de políticas que beneficiem o setor, alinhando o governo e entidades, para que possam ser implementadas as ações, atender as demandas e melhorar a qualidade do turismo do estado.
Relata que representantes da área foram recebidos e apresentaram apoio nas ações propostas pelo governo do estado para o desenvolvimento do setor em Santa Catarina. Cita propostas que possuem apoio dos representantes, tais como: implementação de parcerias público-privadas; fortalecimento da Santur; incremento na infraestrutura com melhoria nas rodovias estaduais; revisão das cargas tributárias dos bares e restaurantes; agilidade nos processos de licenças e alvarás; e a parceria para concessão de determinados serviços e locais.
Ressalta que são enormes os desafios para superar as deficiências e acompanhar os padrões buscados pelos turistas, e conquistar a atenção de investidores. Acredita que o estado tem capacidade e potencial para evoluir, e pede o apoio do Parlamento para essa área. [Taquígrafa: Sara]