Pronunciamento

CORONEL MOCELLIN - 111ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/11/2019
DEPUTADO CORONEL MOCELLIN (Orador) - Traz em sua fala o número de mortes por afogamento, em situações inesperadas que geram traumas nas famílias. Aproveita que há alguns dias foi aprovada na Casa uma lei que será sancionada pelo Governador sobre a Semana Estadual de Prevenção do Afogamento e, juntamente, durante a III Semana Latino-Americana da Prevenção em Afogamentos, comentando alguns dados e orientações de prevenção dessas mortes. Informa que no mundo morrem, em média, 500 mil pessoas por ano vítimas de afogamento, e, no Brasil, cerca de 6.500 mortes, uma média de 18 pessoas por dia.
Lembra que, no Estado, o afogamento é a segunda causa de morte de pessoas de 1 a 9 anos, sendo em média 230 afogados por ano. Afirma que a situação é grave, e pede a atenção de todos sobre o assunto.
Comenta que a maioria das mortes por afogamento ocorre em água doce por não ter a presença de guarda-vidas, e as vítimas geralmente são homens, pois são menos precavidos, por ingerirem bebidas alcoólicas, o que ocasiona um índice maior, com a faixa etária de 10 a 20 anos.
Encerra com um vídeo em que exibe os locais com maior número de acidentes e resgates por afogamento, a chamada corrente de retorno, e as orientações para não ser carregado pelas correntes marítimas. [Taquigrafia: Guilherme]