Pronunciamento

CORONEL MOCELLIN - 098ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/12/2020
DEPUTADO CORONEL MOCELLIN (Orador) - Traz uma notícia importante da reunião que houve com o Governador, onde este assinou o projeto de lei que altera as condições de contratação do pessoal do CTISP. O projeto permite um período mais longo para a permanência, até 70 anos, e aumenta a possibilidade de atividades que poderão desenvolver. Solicita aos colegas Parlamentares para que aprovem esse projeto ainda este ano, pois o pessoal da reserva está aguardando para poder retornar e fazer atividades operacionais.
Discorre sobre a conversa com o Governo do Estado e Secretários, e o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, que estavam em tratativas para melhoria da remuneração das diárias, da indenização, dos bombeiros comunitários e guarda-vidas civis. Foi conseguido um valor de R$180,00, e ainda estão pleiteando um aumento do orçamento, dentro do Corpo de Bombeiros, para que os guarda-vidas possam trabalhar durante o inverno.
Relata que, nas reivindicações levadas ao Governo, também pedem que, caso sejam acometidos pela COVID e tenham que ser afastados do serviço, possam continuar recebendo a indenização, e o Governo do Estado sinalizou positivamente a essa reivindicação.
Menciona a comissão, dentro do Corpo de Bombeiros, com a Associação dos Guarda-Vidas, para ver a forma de trabalho, de valorização e de contratação desses profissionais, comparando com outros países e Estados e trazer um modelo ideal.
Comenta que o número de efetivos de bombeiros voluntários passa de 10% para 14%, aumentando então, por dia de serviço, para mais de 400 bombeiros voluntários, possibilitando a alteração da escala de 24 por 48, para 24 por 72. Acrescenta que o Governador sinalizou, também, a possibilidade da contratação de 200 agentes temporários para fazer os serviços administrativos dentro dos quartéis, liberando efetivo militar para compor as escalas de serviço. E haverá a formatura de bombeiros militares, nos próximos dias, e início do ano, fazendo com que as escalas de serviço sejam alteradas.
Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Parabeniza o Deputado Mocellin pelo trabalho que faz junto ao CTISP, tentando achar uma solução inteligente para os veteranos, pois os militares da reserva continuam com capacidade de mostrar um excelente serviço.
Deputado Felipe Estevão (Aparteante) - Destaca que visitou vários batalhões e viu o clamor e a necessidade extrema destes, assim, parabeniza o Deputado por levantar essa bandeira. Constatou, nessas visitas, as altas cargas horárias seguidas de trabalho desses profissionais. [Taquígrafa: Eliana]