Pronunciamento

CORONEL MOCELLIN - 014ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 06/07/2021
DEPUTADO CORONEL MOCELLIN (Orador) - Faz uso da tribuna para trazer alguns esclarecimentos em função de várias manifestações ocorridas nos últimos dias em relação à reposição que o Governador apresentou aos policiais militares, e uma delas refere-se aos oficiais, que são colocados como opressores por desconsiderar os serviços dos praças, uma vez que no dia a dia trabalham em conjunto. Salienta que muitas inovações nas corporações vieram de praças, pois são os que sentem na pele o trabalho diário, e que a grande maioria dos oficiais já foram praças um dia e, em tempo, menciona que muitos oficiais têm familiares que são praças, ou pais que já foram praças. Ao discorrer sobre o tema, diz que o conflito que se dá, entre oficiais e praças, é porque não conhecem a gestão pública e, ao mesmo tempo, afirma que esse tipo de manifestação busca dividir para depois conquistar, dizendo que são defensores dos oprimidos e que vão buscar a solução para a categoria.
Comenta que, sem querer se vangloriar porque não precisa disso, levou inúmeras vezes ao Governador as necessidades dos servidores e das corporações, sendo que conseguiu abrir as portas para que as associações pudessem negociar. Em tempo, menciona que alguns Parlamentares fazem críticas ao Governador, mas entende que deveriam buscar soluções para melhores condições de trabalho dos policiais militares e civis. Questiona os Deputados e a sociedade em geral ao perguntar onde está o verdadeiro problema da Segurança Pública, entendendo que não está nos conflitos internos, mas nos problemas externos como carência de efetivo, equipamentos, nos equívocos da lei penal e a processual penal, entre outros.
Ao final, comenta que o esforço do Governo é para que todas as categorias públicas obtenham a reposição das perdas inflacionárias em todos os níveis, e salienta que não é reajuste salarial. Também, enfatiza a necessidade de se fazer um plano de carreira, melhorar o valor das diárias e outras demandas. E diz, sem demagogia, que ouvidas várias categorias se buscou uma forma justa para todos e que foi levada ao Governador, e outras soluções que foram encaminhadas, sendo que tudo foi estudado. [Taquígrafa: Sílvia]