Pronunciamento

CORONEL MOCELLIN - 059ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/07/2019
DEPUTADO CORONEL MOCELLIN (Orador) - Tece comentários relativos ao Dia do Bombeiro, comemorado na presente data, e parabeniza todos os bombeiros militares, comunitários, voluntários e os guarda-vidas civis, enaltecendo os homens e mulheres que dia a dia ajudam o próximo com total dedicação, compromisso e trabalho.
Destaca que a instituição Corpo de Bombeiros é a mais confiável no Brasil pelo desempenho dos profissionais, que não medem esforços e, atualmente, em uma sociedade em que o egoísmo impera, os bombeiros demonstram altruísmo, abnegação, e até colocam suas próprias vidas em risco em prol de outra. Por isso, afirma que sonha com uma política com a mesma credibilidade dos bombeiros.
Ao mencionar as expressões coragem, responsabilidade e altruísmo, fala sobre duas histórias relacionadas a atos de bravura e que acontecem diariamente para os bombeiros, que são as duas moções de aplauso para duas grandes mulheres. Uma é a cabo bombeira militar, de Santa Catarina, Stefania Adaime Veit, por ato de bravura ocorrido em maio de 2017, em Florianópolis, no 1º Batalhão de Bombeiros Militar, com destaque na atuação, rendendo a ela uma promoção, sendo a primeira concedida a uma mulher na história da corporação, em 13 de junho passado. E a outra homenageada é a guarda-vidas civil, Thuany Platt, que no dia de folga, 21 de abril, na Praia do Saquinho, próximo à Praia da Guarda do Embaú, percebeu que havia três pessoas na água que foram arrastadas pela correnteza, e ela entrou no mar, fez o resgate de uma das vítimas, e entrou de novo no mar para resgatar as outras duas vítimas, porém a correnteza estava muito forte, e sustentou as vítimas sem equipamento, com a ajuda de uma prancha, até a chegada do helicóptero Arcanjo 01 e uma moto aquática do Corpo de Bombeiros, que os resgataram.

Deputado Milton Hobus (Aparteante) - Cumprimenta cordialmente todos os bombeiros presentes nas galerias da Casa, e parabeniza o deputado pela iniciativa de homenagear as duas bombeiras. Comenta sobre o trabalho que desenvolveu na construção da Defesa Civil do estado e que teve o apoio de abnegados profissionais bombeiros, bem como quando foi prefeito de Rio do Sul.

Deputado Moacir Sopelsa (Aparteante) - Parabeniza a todos os bombeiros e informa que quando prefeito de Concórdia sempre contou com a pronta colaboração dos bombeiros militar e voluntários, principalmente nos momentos mais difíceis.

Deputada Paulinha (Aparteante) - Diz que conhece a história de luta do deputado como bombeiro e o parabeniza por tudo, principalmente pela credibilidade que tem e espera que na política também seja assim.

Deputado Sérgio Motta (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo Dia do Bombeiro, pelas homenagens e relata que está vivo por ter sido salvo por um guarda-vidas do Corpo de Bombeiros.

Deputado Ricardo Alba (Aparteante) - Corrobora a fala do deputado e comenta sobre as diversas catástrofes que ocorreram na região do Vale do Itajaí e que a instituição Corpo de Bombeiros sempre esteve presente para ajudar. [Taquígrafa: Sílvia]