Pronunciamento

CORONEL MOCELLIN - 049ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/06/2019
DEPUTADO CORONEL MOCELLIN (Orador) - Registra que em 1972, ficou fixado o dia cinco de Junho como O Dia Mundial do Meio Ambiente. A comemoração do dia, já estendido para a Semana do Meio Ambiente, acontece com inúmeros eventos e ações. Entretanto, após as comemorações, poucos continuam a executar ações que possam conduzir aos resultados necessários para a conservação do meio ambiente. Neste sentido, questões fundamentais devem ser enfrentadas e debatidas em busca de soluções.
Alerta que a falta de conhecimento e a falta de visão de médio e longo prazo podem comprometer a vida futura, por isso faz-se tão necessário educar e informar o povo sobre o tema. Afirma que, constantemente, é preciso avaliar e reavaliar os procedimentos para alcançar o necessário equilíbrio, a sustentabilidade, que deve ser também uma conquista diária. Ressalta que o problema bate às portas, as boas práticas são urgentes e exigem a participação de todos. Exemplifica com a questão dos resíduos sólidos, cuja realidade tem que ser debatida, pois não é possível virar as costas para esta realidade.
Neste sentido, registra que a Facisc tem um Programa de Sustentabilidade Ambiental, para incentivar as empresas a realizarem projetos e soluções voltadas para o desenvolvimento sustentável, que trazem como princípios a educação ambiental e o comprometimento institucional com a sociedade. A Fecomércio está apoiando o II Seminário Regional de Educação Ambiental, que tratará sobre a conservação das florestas tropicais, a política nacional de resíduos sólidos, recursos hídricos e os novos padrões de consumo.
Cita, ainda, que o Governo do Estado, através do Instituto do Meio Ambiente (IMA), vem realizando algumas ações neste curto período, para aprimorar e cumprir suas missões. A inovação e a transparência merece destaque, haja vista que foram disponibilizados ao Ministério Público Federal acesso a todos os sistemas e bancos de dados do Instituto. Também devido ao crescimento do número de acessos para busca de informações, o portal do IMA está sendo aperfeiçoado com layout mais moderno e fácil, construído de acordo com as demandas dos servidores e usuários, facilitando o acesso aos diversos serviços e procedimentos disponibilizados pelo órgão ambiental. O IMA também assinou um Termo de Cooperação com a Associação dos Laboratórios Ambientais de Santa Catarina - (ALASC), para o desenvolvimento de sistema para a geração e gestão dos relatórios dos programas de monitoramento ambiental. Isto vai permitir o monitoramento e controle do ar, solo e da água de Santa Catarina.
Entende como positiva a largada dada pela equipe do governador Carlos Moisés na garantia de preservação dos recursos naturais, através de alguns encaminhamentos que são os pilares de governo: eficiência, simplicidade, inovação e integridade, para decisões que tragam mais qualidade dos serviços, nos procedimentos e o aprimoramento dos órgãos. Finaliza, argumentando que é preciso reinventar o dia-a-dia para ter equilíbrio nas questões comerciais, sociais e ambientais, pois o futuro da humanidade depende também da preservação ambiental. Parabeniza a todos que se dedicam a esta causa, pois é a soma de pequenas ações que trarão grandes resultados. [Taquígrafa: Sara]