Pronunciamento

CORONEL MOCELLIN - 092ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/11/2020
DEPUTADO CORONEL MOCELLIN (Orador) - Faz referência à fala do Deputado Dr. Vicente Caropreso e presta contas com relação ao trabalho que desenvolvem nas reuniões do GRAC, complementando as questões citadas pelo Deputado para salientar a situação atual que se vivencia, e desde já se manifesta contrário ao fechamento do comércio, de empresas; porém, entende que as pessoas precisam ser cuidadosas, e devem colocar em prática as medidas sanitárias com empenho.
Comenta a questão do aumento de ocupação dos leitos de UTI nos últimos dias, e demonstra preocupação com a possibilidade de lotação total, o que acarretará falta de leitos para o tratamento da Covid-19. Faz um relato dos picos anteriores do coronavírus, e que atualmente está ocorrendo um aumento de casos ativos por dia e, portanto, pede que as pessoas tenham cuidado para que se consiga superar esse novo pico sem o uso do lockdown.
Ao agradecer os srs. Deputados que o apartearam, destaca a questão do controle de cuidados que as empresas adotam para evitar a contaminação, o que culmina em segurança para as pessoas e se evita o lockdown, pois entende que os indivíduos reunir-se-ão com familiares ou amigos em ambientes fechados, os quais são considerados de maior contágio. Também, ressalta que se deve rever o decreto que proíbe as pessoas de ficarem sentadas na praia.
Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Parabeniza o Deputado pelas palavras proferidas, bem como os cuidados de prevenção do Deputado Dr. Vicente Caropreso. Comenta sobre as medidas sanitárias que são tomadas nas empresas em que faz visitações. Faz um paralelo a respeito das pessoas que se dirigem às praias fazendo aglomerações, mesmo com campanhas de conscientização, e realça que as pessoas precisam fazer a sua parte.
Deputado Carlos Humberto (Aparteante) - Soma-se às falas dos srs. Deputados anteriores, e menciona a questão da consciência individual, ao citar as aglomerações que ocorrem no Município de Balneário Camboriú. Diz que o Estado sozinho não conseguirá dar conta do problema, pois entende que cada indivíduo deve tomar os cuidados básicos para fazer a curva do coronavírus descer.
Deputado Doutor Vicente Caropreso (Aparteante) - Questiona sobre as pessoas que frequentam botecos. [Taquígrafa: Sílvia]