Pronunciamento

CORONEL MOCELLIN - 045ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/05/2019
DEPUTADO CORONEL MOCELLIN (Orador) - Traz à tribuna um assunto que vem acompanhando há 35 anos, que são as mortes por afogamento em piscina, salientando que 53% das vítimas são crianças de um a nove anos, desassistidas e próximas à piscina ou local que tenha água.
Ilustra seu pronunciamento com a apresentação de slides e dados sobre casos de afogamento no Brasil, destacando algumas medidas, consideradas corretas, para evitar que crianças morram em local de banho, e menciona que a distância deve ser de um braço do adulto que está cuidando da criança; instalação de ralos antissucção; piscina com grade e portão de trava automática.
Finaliza, alertando para a necessidade de atenção em 100% do tempo dedicado aos filhos, ou sob sua guarda, sempre que estiver próximo à piscina, à praia ou quaisquer locais de banho, de preferência com salva-vidas, posto que a criança não tem noção de perigo.

Deputado Doutor Vicente Caropreso (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela exposição de seu trabalho, considerado relevante e reconhecido na atividade de bombeiro no estado. Corrobora as palavras do deputado sobre o cuidado com crianças à beira de piscina, acrescentando que se houver alguma criança com problema sério, como epilepsia, é praticamente proibido ter piscina em casa, evitando acidente grave. [Taquígrafa: Elzamar]