Pronunciamento

Cesar Valduga - 033ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/04/2018
DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Retoma tema recorrente à Casa legislativa no que se refere aos problemas atribuídos à educação no estado de Santa Catarina, em especial ao estrutural que degrada-se por falta de atenção. Entretanto, cita que em meios às dificuldades há gestores sensibilizados que não medem esforços para reverter este quadro, como no caso da Prefeitura municipal de Chapecó, a qual prepara-se para publicação de edital de licitação para construção de escola de ensino básico no bairro São Pedro. Na oportunidade externa sua satisfação com a notícia, pois considera a população deste, que é um dos bairros mais populosos da cidade, merecedora de tal investimento e atenção.
Na mesma esteira, fazendo referência ao dia do índio, 19 de abril, compartilha que esforços têm sido envidados para a reativação da escola indígena Guarani, na terra indígena Toldo Chimbangue, em Chapecó. Obra que consente ser de relevada importância visto que a comunidade guarani está dividindo espaço educacional com outro grupo étnico, os Kaigang, gerando conflitos interétnicos e contrariando o direito a educação diferenciada. Reitera que a esta situação há o risco de aculturação, ferindo os elementos multiculturais dos povos indígenas.
Apresenta, ainda, a temática do meio ambiente, aludindo como um dos eixos principais de sua atuação no mandato. Enaltece projetos de sua autoria propostos com políticas públicas de incentivo à produção orgânica, sustentabilidade na prática do turismo, ações de controle ao uso de agrotóxicos, uso consciente de água e, incentivo à reciclagem, bem como sua cadeia produtiva. Em referência ao PL n. 96/2018, que dispõe sobre a criação do selo cidade sustentável, entende que é de fundamental relevância incentivar os municípios à causa, por crer que são grandes parceiros para um estado e um país mais sustentável. [Taquígrafa: Sara]