Pronunciamento

Cesar Valduga - 067ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/06/2018
DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Comenta que o país vive um processo de intensificação dos cortes em diversas áreas, com um verdadeiro desmonte de políticas públicas, do sistema de assistência social, de fragilização do Sistema Único de Saúde em vistas a oferecer um novo filão ao mercado, por meio de planos privados, e de completo descaso com a educação brasileira. Declara que este processo está sendo verificado nos municípios, nos cofres do governo do estado e os reflexos são alarmantes na vida da população catarinense.
Ressalta que não se depende apenas da arrecadação estadual e dos municípios, mas é preciso contar com os repasses de boa parte daquilo que vai para Brasília, que muitas vezes não volta na justa medida. Afirma que o governo federal deve ter responsabilidade com o patrimônio nacional, com empresas e fundos, e não é isso que se observa, pois o Congresso Nacional conseguiu aprovar, na noite anterior, uma proposta que permite à Petrobras transferir 70% de seu direito de exploração, de 5 bilhões de barris de petróleo na área de cessão onerosa. Considera que foi um instrumento utilizado para capitalizar a estatal e reafirmar seu potencial de instrumento-chave para o desenvolvimento do país.
Enfatiza que a Petrobras é a maior empresa brasileira, uma riqueza que pertence ao povo e um bem da União, não podendo perder de vista o papel da Petrobras para a soberania nacional e para a retomada do desenvolvimento. Entende que quem votou pelo projeto cometeu um crime contra o país e, na verdade, se voltou contra o desenvolvimento nacional, porque os grandes beneficiários dessa política serão as grandes petroleiras internacionais. Também menciona que o pré-sal é uma riqueza do Brasil, uma conquista extraordinária fruto da engenhosidade de pesquisadores brasileiros e que ainda tem muito potencial a ser explorado, com a cadeia produtiva de óleo e gás oferecendo muitas oportunidades para o desenvolvimento do país.
Registra, ainda, que no próximo dia 03 de junho, às 19h, na Câmara de Vereadores de Joinville, será realizado, juntamente com o Sindicato dos Petroleiros, um seminário para discutir a importância da Petrobras para a vida dos catarinenses. [Taquígrafa: Sara]