Pronunciamento

Cesar Valduga - 062ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/06/2018
DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Tece comentários a respeito o uso de agrotóxicos no Brasil, citando dados da Associação Brasileira de Saúde coletiva - Abrasco, veiculados no jornal Estado de São Paulo, menciona que o Brasil ultrapassa a marca de um milhão de toneladas por ano, o que equivale a um consumo médio de 5,2 kg de veneno agrícola por habitante. Ao mesmo tempo, compara com os Estados Unidos onde em 2018 o consumo era de apenas 1,8 por habitante, e no referido país há políticas de incentivo à redução do uso de pesticidas.
Demonstra preocupação com o uso abusivo de agrotóxicos que causam doenças nos produtores rurais catarinenses ao citar relatos de pessoas doentes do fígado, pâncreas, pulmão e, até mesmo que desenvolveram câncer devido à exposição a substâncias cancerígenas.
Salienta a necessidade de debater a questão de uma alimentação saudável, como a produção de orgânicos no Brasil, sendo que em Santa Catarina 87% dos orgânicos consumidos são produzidos por catarinenses e cultivados por oitocentas famílias em 138 municípios. Assim, comunica que entre os dias 11 e 15 do presente mês, ocorrerá a Semana do Alimento Orgânico - 2018, quando no dia 14 de junho, na Alesc, haverá palestras e debates em parceria com a Comissão de Produção Orgânica de Santa Catarina - CPOrg/SC, e destaca um dos temas a ser debatido, a implementação da política estadual de agroecologia e produção orgânica. [Taquígrafa: Sílvia]