Pronunciamento

Cesar Valduga - 059ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/06/2018
DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Registra eventos que estão acontecendo em alguns municípios, destacando as qualidades da sua gente, como a realização, em Nova Veneza, da 14ª Edição do Festival Italiano, um marco na preservação da cultura dos imigrantes italianos.
No município de Guaraciaba, aponta a Associação Desportiva Guaraciaba, destaque no vôlei feminino, acumulando diversos títulos que, fundada em 1995, atende mais de 150 crianças e adolescentes, contribuindo com a afirmação de grandes nomes no esporte nacional, como do técnico das seleções catarinense e brasileira, Everton Bóllico.
Ainda, comenta sobre a realização da 3ª Edição da Parada de Luta LGBT, organizada pela União Nacional LGBT-UNA, na cidade de Chapecó, informando que o evento reúne pessoas de diversos municípios e estados, na busca por mais respeito, segurança e equiparação de direitos. Cita que o tema escolhido para a parada foi "Nossas cores pela democracia", muito pertinente para o momento político nacional e sinalizando que, sem o respeito à democracia, a defesa do conjunto de demandas do povo brasileiro não consegue avançar em pauta alguma. Fala também sobre a importância do Projeto de Lei n. 17.482/2018, que assegura a famílias homoafetivas acesso a programas sociais do governo do estado.
Finalizando, relata que a comissão de Saúde aprovou o Projeto de Lei n. 422/2017, de sua autoria, que cria o Estatuto Catarinense da Pessoa com Câncer, proposta que visa garantir às pessoas acometidas da doença a proteção e socorro em quaisquer circunstâncias, o pronto atendimento, a destinação privilegiada de recursos, capacitação de pessoal e o estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre aspectos ligados à enfermidade, ao tratamento e cura. [Taquígrafa: Sara]