Pronunciamento

Cesar Valduga - 064ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/06/2018
DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Registra com pesar o falecimento do camarada e combatente Odair Rogério da Silva, que foi presidente do Sintaema -Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto e Meio Ambiente de Santa Catarina e atualmente era presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil - CTB, em Santa Catarina. Lamenta a perda do grande amigo que deixará muitas lembranças para os trabalhadores catarinenses, principalmente pela sua convicção, dedicação e comprometimento.
Faz um manifesto no sentido de buscar esclarecimentos acerca do financiamento aprovado no Parlamento para que a Celesc pudesse fazer um empréstimo de mais de um bilhão de reais para melhorar o plano de expansão do sistema de energia elétrica catarinense. Explica que são muitas as reclamações de comunidades pedindo melhoria do sistema, bem como de produtores que são prejudicados com a queima de equipamentos pelas constantes quedas de energia. Também destaca a importância de um plano de expansão que atenda a indústria, comércio, agricultores, avicultores, suinocultores que desejam ampliar as suas atividades.
Ressalta a necessidade de cobrar do governo do estado a situação destes investimentos e a forma como estão sendo aplicados os mais de um bilhão de reais que foram aprovados para melhorar o plano de expansão da Celesc, que até o presente momento não tem mostrado resultado. Na oportunidade, fala que protocolou requerimento solicitando informações ao governo do estado para que os produtores possam pelo menos ter perspectivas, bem como uma diretriz das ações que serão implementadas.

Deputado Milton Hobus (Aparteante) - Cumprimenta pela iniciativa muito oportuna, porque o financiamento foi aprovado para promover o desenvolvimento do estado. Relata que algumas regiões não se desenvolvem por falta de energia elétrica, da energia trifásica que não chegou ao campo. Declara que gostaria de subscrever o requerimento para que a Celesc possa prestar contas e esclarecer sobre a situação do projeto. [Taquígrafa: Sara]