Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 103ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/10/2021
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Comenta sobre os 19 meses de suspensão das aulas presenciais da Universidade Federal de Santa Catarina. Cita que o período de inatividade representa uma falta de consideração com o pagador de impostos, assim como um descaso à educação pública do país. Registra que acionou o Ministério Público Federal, fez reclamações, entretanto o desrespeito continua.
Afirma que, aqueles que defendem a suspensão das aulas por conta da proteção à vida, deveriam se preocupar com profissionais de outras áreas, os quais estão expostos a riscos maiores de contaminação. Lamenta pelos alunos que por muito tempo estão sem aulas práticas, citando cursos da área de saúde. Questiona até quando será mantida a inatividade nas universidades públicas, expondo repúdio à atual situação.
Discorre sobre tramitação de projeto de lei na Comissão de Finanças e Tributação. Diz que a Secretaria da Fazenda pretende aumentar a alíquota para as empresas cadastradas no Simples Nacional, justificando o aumento com o objetivo de proteger empregos em Santa Catarina. Conta que será votado na Alesc, no dia 21 de outubro, este projeto, que se aprovado, deve encarecer o preço dos produtos.
Alega ser uma injustiça aumentar impostos para empresas do regime Simples, as quais ainda lutam para se recuperar da crise. Afirma que votará contra o projeto, pois em sua opinião a aprovação significa tirar dinheiro dos mais pobres para encher os cofres da Secretaria da Fazenda. [Taquigrafia: Roberto]