Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 097ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/12/2020
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Fala sobre o fechamento das escolas, argumentando que Santa Catarina não deve abraçar o obscurantismo, mas sim, seguir a ciência, e acrescenta que o Governo do Estado tem medo de tomar atitudes corretas, enfrentando parte da opinião pública e uma minoria sindical barulhenta.
Registra que os princípios jurídicos da legalidade estão sendo subvertidos, comentando que a ordem hierárquica que comanda o Estado atualmente é: Primeiramente as portarias da secretaria, em seguida a Constituição Federal e, por último, as leis complementares e ordinárias.
Afirma ser fundamental a necessidade de, desde já, provar que os protocolos de segurança são efetivos nas escolas, para que o início do ano letivo retorne normalmente em 2021.
Ressalta que, enquanto não houver a certeza do retorno às aulas, o Governo não irá se preparar para isso, também os pais não sabem se podem matricular os filhos, e os colégios não sabem se podem oferecer as vagas. Acrescenta que o debate precisa ser feito, racionalmente, ainda este ano, para garantir o breve retorno.
Questiona que o Governo o Estado e o sindicato não se comprometeram com o retorno das aulas em 2021, pois acredita que esses órgãos não querem marcar uma data para que, caso assim decidam, eles solicitem o adiamento do retorno às aulas para o segundo semestre de 2021. [Taquigrafia: Northon]