Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 002ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/02/2021
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Enfatiza que Santa Catarina é o sexto Estado brasileiro que mais arrecada impostos federais, e o 20º em retorno, pois é preciso mendigar para conseguir dinheiro para as estradas. Afirma que Estado não pode mais viver sob este pacto colonial, é preciso pleitear uma revisão deste Pacto Federativo.
Contesta a situação, dizendo que esta Casa Legislativa é que deveria ser o centro das decisões catarinenses, mas é Brasília, com deputados que não conhecem o Estado, e podem não ter compromisso algum com o bem-estar do povo. Reforça que esse Pacto Federativo não serve a Santa Catarina e não deve ser aceito, pois é espoliador, a cada R$100,00 que vai para Brasília, apenas R$15,00 retornam ao Estado.
Mostra-se indignado porque o Projeto de Educação Domiciliar é o mais antigo dessa Legislatura ainda não votado. Quando foi para a Comissão de Educação, já havia sido proposto há um ano, veio a pandemia e o projeto não saiu das mãos da Deputada Luciane Carminatti, porque ela é ideologicamente contrária ao projeto.
Fala com veemência que é preciso mudar o Regimento Interno, pois o prazo não pode ser contado em sessões da comissão, tem que ser contado em semanas, deve ser alterado no se refere aos prazos.
Constatou que a Deputada Ana Campagnolo fará parte da comissão, então já lança o seu nome como candidata à presidência da Comissão de Educação. Faz um apelo a todos os Parlamentares para que seja mudada a presidência dessa comissão, que seja eleita uma pessoa com uma vertente ideológica diferente, que não trate com preconceito as pautas que discorda.
Informa que também pede votos para a Deputada Ana, e a sua assessoria passará em todos os gabinetes para pedir a assinatura para um projeto de resolução, que será em nome de todos os Deputados, para mudar esse aspecto no Regimento.
Deputado Jessé Lopes (Aparteante) - Demonstra seu apoio à candidatura da Deputada Ana para a presidência dessa comissão. Esclarece que não cabe à presidente decidir se o projeto é bom ou ruim, deve apenas dar os devidos encaminhamentos. Acrescenta que também tem um projeto nessa comissão, que restringe a ideologia de gênero na Constituição, que não anda.
Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Diz que é parceiro, principalmente no que diz respeito à mudança do Regimento, quanto ao prazo por número de reuniões. Afirma que já está fazendo campanha para a eleição da Deputada Ana, e está pedindo voto. [Taquígrafa: Eliana]