Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 098ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/12/2020
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Registra que na presente data, em Brasília, está acontecendo manifestação de trabalhadores, empreendedores que são vítimas da burocracia estatal, da falta de bom senso, que protege os monopólios e os donos do poder, que só valoriza mega empresários. Destaca que o protesto é realizado por empresas que fazem fretamentos turísticos, que estão passando por grandes dificuldades no Brasil.
Cita que as empresas turísticas, inclusive as do Estado catarinense que fretam viagens turísticas, precisam retornar para a capital com os mesmos passageiros, ou seja, não podem ir para outros roteiros, cidades, na mesma viagem. Menciona que a ANTT é que proíbe os empresários de fazerem outros roteiros turísticos com novos passageiros.
Acrescenta que a medida não faz sentido, isso impede o transporte rodoviário de florescer, ressaltando que a medida o deixa incomodado, e que o Ministro do Turismo pode resolver a questão. Alega que empreender no Brasil é para poucos. Pondera que temos empresas catarinenses que oferecem passagens até 40% ou 60% mais baratas, mas as mesmas sofrem perseguição pela burocracia que existe para proteger os mega empresários.
Por fim, conclui, falando que a população que usa esse tipo de fretamento deixa de visitar mais vezes seus parentes, não podem fazer tratamentos de saúde ou viagens de lazer. Por isso, roga para que o manifesto de hoje em Brasília seja um dia histórico, esperando que alguma decisão seja tomada, que a liberdade de ir e vir seja respeitada, que a burocracia insensata seja revogada, e que mais opções sejam ofertadas à população. [Taquígrafa: Ana Maria]