Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 095ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/11/2020
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Expõe mapa de risco da Covid-19 no Estado de Santa Catarina.
Lamenta os oito meses de escolas fechadas no Brasil, diz que a educação deveria ser um serviço essencial, desvinculado do mapa de risco do vírus, pois está comprovado cientificamente que as crianças não são relevantes na cadeia de contágio.
Cita ferramentas epidemiológicas mais adequadas para calcular o risco de contágio, as quais estabelecem critérios sensatos para definir que atividades devem ser suspensas antes das escolas.
Exibe mapa de monitoramento global de fechamento de escolas causado pelo Covid-19, e ressalta o atraso do Brasil em relação a outros países do mundo no que tange à Educação.
Questiona por que, no Brasil, escolhemos as crianças e a Educação como alvo, enquanto o mundo civilizado está fazendo o possível para manter as escolas abertas.
Conclui, afirmando que irá protocolar, ao final da sessão, um projeto pela educação como serviço essencial e convida todos os Deputados a assinarem. Solicita à Mesa que dê prioridade ao projeto para que haja celeridade na sua tramitação.
Deputado Kennedy Nunes (Aparteante) - Informa que irá assinar o projeto proposto pelo Deputado Bruno Souza. [Taquigrafia: Roberto]