Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 011ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/03/2020
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Sucede a fala do Deputado Altair Silva e lembra que o Estado de Santa Catarina investe apenas 2,5% da sua receita corrente líquida em agricultura, número que considera muito baixo. Diz que a carência de investimentos no setor tem a mesma razão de outras áreas, como Saúde e Educação, devido aos gastos excessivos com a Previdência estadual.
Menciona estar vivendo um mês de desafios que envolvem o debate acerca do Projeto da Reforma Previdenciária Estadual, porém teve grata surpresa com a quantidade de parlamentares que demonstram preocupação com o projeto proposto pelo Poder Executivo, o qual, se aprovado em sua integralidade, economizará apenas 2% do déficit atual. Demonstra insatisfação com a proposta, citando o exemplo do Rio Grande do Sul, que aprovou uma reforma capaz de economizar R$ 1.224 per capita, enquanto o projeto em Santa Catarina economizaria apenas R$ 123 per capita, ou seja, 1000% a menos.
Afirma que o estado precisa debater o assunto com responsabilidade, ou futuramente o déficit estará ainda maior e será necessário voltar ao tema. Diz que não acredita em mágica, mas sim em números e dados reais.

Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Corrobora com o pronunciamento do deputado e afirma apoiar a causa incisivamente. Diz que a reforma não se trata de uma questão ideológica, mas sim matemática.

Deputado Jessé Lopes (Aparteante) - Parabeniza o deputado e oferece apoio incondicional na defesa de uma reforma previdenciária eficiente. Fala que é egoísmo ser contrário à causa. [Taquigrafia: Roberto]