Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 083ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/08/2021
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Menciona que o Estado laico nasceu como uma forma de apaziguar protestantes e católicos frente a uma bandeira nacional, com um Estado independente. Entretanto, constata que, no Brasil, muitas pessoas querem um Estado antirreligioso.
Refere-se à questão do infeliz vídeo que foi imposto às crianças, isso porque elas não têm a opção de não ouvir e, portanto, o professor tem uma responsabilidade muito grande de fazer a seleção daquilo que mostra para suas crianças. Fala que, muitas vezes, essas pessoas usam a audiência cativa para pregar a antirreligião, impor valores que são antagônicos ao que prega o cristianismo para crianças que são de famílias cristãs. Afirma que, ao invés do Estado ser laico, nesse momento, ele está sendo antirreligioso.
Manifesta seu repúdio ao que aconteceu em sala de aula, colocando que o Estado deve buscar a sua independência, não pode escolher lado, porque na hora que escolhe um determinado conjunto de valores, se opõe a outro conjunto de valores. Entende que em nada ajudou à causa deles, pelo contrário, apenas alimentaram o ressentimento e rancor, promoveram uma tensão social e não uma tolerância. Diz que quanto aos delinquentes de capacidade lógica muito limitada, que fazem pichações em igrejas, a igreja ensinou a perdoar, e ele perdoa. [Taquígrafa: Eliana]