Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 002ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 19/02/2020
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Apresenta no telão documentos sobre obras inacabadas, projetos infundados que são lançados visando votos, fotos para a próxima eleição, e depois a obra fica abandonada.
Entretanto, alerta que esta inconsequência com o dinheiro público está no fim, pois a população não suporta mais pagar impostos na cesta básica para sustentar estes projetos descabidos e obras abandonadas no estado inteiro, que não adiantaram para nada.
Diz que denunciou alguns exemplos de descaso com o dinheiro público, e agora o Ministério Público exige da Secretaria de Educação uma atitude firme, e apresenta três casos emblemáticos que visitou: o Cedup de Rio Fortuna; o Complexo Esportivo Governador Ivo Silveira em Palhoça; e a Escola Angelo Cascaes Tancredo. Cita que os três contratos tiveram 30 aditivos, havendo erros de projeto e erros de execução.
No momento, o Ministério Público deu a Secretaria da Educação 45 dias para dar prosseguimento às obras, bem como fazer inquérito para apontar os culpados.
Explica que uma obra é dividida em duas etapas, licitação do projeto, e com o projeto entregue se faz a licitação para a execução. Entretanto, parece que nos casos apontados, se houve erros no projeto, foram identificados só no final da execução, como no caso da falta de estação de tratamento de água e esgoto, ou falta da caixa d'água.
Afirma que quem aceitou o projeto com defeito tem que responder judicialmente, e até mesmo ir preso, porque todo dinheiro gasto nestas obras foi tirado da sociedade. [Taquígrafa: Sara]