Pronunciamento

ANNA CAROLINA CRISTOFOLINI MARTINS - 002ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/02/2020
DEPUTADA ANNA CAROLINA (Oradora) - Bom dia a todos.
Menciona que gostaria de estar aqui há um ano, mas, essa oportunidade que foi dada, mesmo rápida, será bem aproveitada. Relata que por muito tempo pensou qual seria o tema da primeira fala na tribuna, salientando que não existe uma vitória que não seja feita por várias mãos, quando se refere aos grandes parceiros presentes que a ajudaram a construir a sua chegada à Alesc, como o apoio de todo o pessoal do seu escritório, João José Martins Advogados Associados, e os agradece carinhosamente. Igualmente, agradece ao pessoal da militância, que vieram prestigiar sua posse, e reconhece as pessoas que a ajudaram a construir essa história.
Reporta-se ao gesto bonito do sr. Deputado Dr. Vicente Caropreso, e quando vereadora também deu oportunidade para suplente. Cita uma feijoada, em Luiz Alves, em que o Deputado disse que daria esse espaço a ela. E, assim, o fez. Por isso, agradece-o.
Faz comentários sobre seu partido, o PSDB, e fala carinhosamente ao se reportar à pessoa do deputado Marcos Tebaldi. Comenta que tem vários companheiros nesta jornada, os familiares, os amigos e, mais uma vez, agradece a todos. Afirma que várias pessoas a ajudaram a construir essa jornada ao se lembrar dos 32.199 votos, quase 90% das urnas de Itajaí. Também, agradece a Deus, a seus pais, irmãos, e diz que o sonho de fazer política é uma vontade pessoal e tem noção da empreitada a ser enfrentada.
Reforça às pessoas, conforme o que vendeu durante a eleição, que esperem dela um trabalho de excelência, pois carrega um peso grande nos ombros por ser mulher, e quando vereadora em Itajaí, e depois de candidata a prefeita, ganhou a fama de brigona. Mas, afirma que tem opinião própria, tem formação em advocacia, pós-graduação, quer dar voz e representar as pessoas que precisam, todos os catarinenses, pessoas que cederam espaço para estar na Alesc. Também, assegura que vem para contribuir com o Estado de Santa Catarina, para melhorar sua região, o litoral, a cidade de Itajaí, que também é maravilhosa, e espera que o governador a visite para conhecer as demandas do hospital, as demandas da mobilidade.
Garante não ter amarras políticas nenhuma, apenas com o trabalho, e desde que esteja dentro da lei, que seja ético, que esteja naquilo acredita, na moral, podem contar com a deputada Anna. Afirma ser corajosa, aguerrida, uma alma inquieta que não fica omissa para as coisas que ela entende que são injustiças. Finaliza agradecendo a todos.
(Palmas)
(SEM REVISÃO DA ORADORA)
DEPUTADO JULIO GARCIA (Presidente) - Concede a palavra, pela ordem, às seguintes sras. Deputadas e srs. Deputados:
DEPUTADA PAULINHA - Dá as boas-vindas, coloca-se à disposição de trabalhar juntas pela região e por todo o estado nesse período.
DEPUTADA ANA CAMPAGNOLO - Demonstra satisfação em receber mais uma mulher para abrilhantar esse lugar, belíssima, inteligente. Seja bem-vinda!
DEPUTADA ADA DE LUCA - Parabeniza a Deputada Anna Carolina, e deseja sucesso em nome da Bancada Feminina.
DEPUTADO MARCOS VIEIRA - De forma muito respeitosa, dá as boas-vindas à eminente Deputada Anna Carolina. E por acompanhar, ao longo desses últimos anos, a vida da Deputada, tem a certeza que é uma pessoa que muito engrandece Santa Catarina e, especialmente, o PSDB.
DEPUTADO CORONEL MOCELLIN - Por ter acompanhado o trabalho da Deputada como Vereadora, como cidadã, considera ser merecedora de ocupar a cadeira no Parlamento catarinense.
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO - Afirma, com carinho e respeitosamente, que a Deputada Anna Carolina não é apenas substituição, mas uma grande líder, uma pessoa altamente qualificada para os debates que o momento catarinense exige e para engrandecer a história da Assembleia Legislativa.
DEPUTADO IVAN NAATZ - Comenta que é testemunha do quanto a Deputada Anna Carolina trabalhou para estar na Alesc. Recorda dos desafios de quando começaram a militância política juntos, rodando o estado, tentando construir os seus sonhos.
DEPUTADO MILTON HOBUS - Demonstra grande satisfação de receber na Casa a Deputada Anna Carolina, pois chega para qualificar ainda mais a Casa Legislativa, pela sua perseverança, sua vontade de lutar, e seu conhecimento.
DEPUTADA MARLENE FENGLER - Dá as boas-vindas à deputada Anna Carolina, que teve o prazer de conhecer, de acompanhar um pouco do seu trabalho, e tem a certeza de que vai contribuir muito para engrandecer os debates na Assembleia no período em que ficará, bem como engrandecer a Bancada Feminina e, a partir de agora, serão seis, a maior bancada da história da Assembleia Legislativa.
DEPUTADO JOÃO AMIN - Deseja boas-vindas à Deputada Anna Carolina. E afirma que será um período de muito trabalho, pois ocupar a vaga do Deputado Dr. Vicente Caropreso dá mais trabalho.
DEPUTADO FELIPE ESTEVÃO - Dá as boas-vindas à Deputada Ana Carolina em nome da bancada do PSL, com a autorização do deputado Sargento Lima. Acredita que a presença da Deputada será de grande estímulo para as mulheres catarinenses, que tem uma fala muito firme, se comunica muito bem.
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Diz a Deputada Anna Carolina que sabe um pouco da alegria que ela sente, pois já foi suplente, e sabe das dificuldades de se fazer política com humildade, com dificuldade. Acredita que a maneira da Deputada fazer política vai orgulhar cada cidadão que acreditou e acredita no trabalho que faz e fará na Alesc.
DEPUTADO JULIO GARCIA (Presidente) - Deseja saudar aqueles que certamente são os dois maiores torcedores da deputada Anna Carolina, seus pais. E, em nome da dona Delma e do seu João, saúda todos os torcedores da Deputada, pois considera feliz quem pode tomar posse num cargo tão honroso e ter a presença de seus pais.
Menciona que conheceu a Deputada Anna Carolina há pouco tempo, mas já no primeiro contato a conheceu totalmente, seu espírito guerreiro, porque ela é sincera, verdadeira, transparente.
Sente-se feliz por ver que ela, chegando agora à Assembleia Legislativa, mesmo por um período curto, mas que certamente, por sua competência, sua capacidade, seu espírito de luta, haverá de mostrar a que veio.
E o Parlamento, afirma, se sente engalanado porque, pela primeira vez sua história, terá seis mulheres deputadas, sendo que teve legislatura que não tinha nenhuma mulher deputada. E, atualmente, "Ana" tem três: a Ana Paula, a Ana Campagnolo e, agora, Anna Carolina, bem como a Marlene Fengler, a Ada De Luca e a deputada Luciane Carminatti. E diz que essas cinco mulheres têm feito a diferença no Parlamento de Santa Catarina e, agora, a Deputada Anna se soma a elas e, certamente, a diferença haverá de ser maior.
Deseja sucesso e que seja muito bem-vinda! [Taquígrafa: Sílvia]