Pronunciamento

Ana Paula Lima - 008ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/02/2018
DEPUTADA ANA PAULA LIMA (Oradora) - Comenta que, há 86 anos, as mulheres conquistaram o direito de voto, comemorado no dia 24 de fevereiro, e declara que é preciso resgatar a história para que a sociedade compreenda o quanto foi e ainda é difícil manter os direitos das mulheres. Menciona que as primeiras mulheres que ousaram dar esse passo rumo a sua autonomia foram socialmente segregadas, e o primeiro Código Civil brasileiro, aprovado em 1916, reafirmou as discriminações contra as mulheres.
Afirma, entretanto, que as mulheres não se calaram frente às violências, e o movimento se enriqueceu com a participação da educadora Nísia Floresta, jornalista Joana de Noronha, Francisca Motta Diniz, professora Leolinda Daudt, escritora Gilka Machado, Natércia da Silveira, e ainda Bertha Luzt e Diva Nolf que foram de grande importância para a conquista do voto feminino.
Evidencia que, apesar dos avanços, as violências continuam cotidianamente, sejam veladas ou silenciosas. Relata os casos de feminicídio, fazendo vítimas pela cultura machista impregnada na sociedade, ressaltando a importância da unidade e solidariedade entre mulheres para construir uma sociedade justa e igualitária.
Registra o apoio que tem recebido, agradecendo a todas que se fazem presentes nas galerias do Parlamento na presente data. [Taquígrafa: Sara]